Araucária divulga nomes dos novos integrantes dos Comitês dos Assessores de Área da instituição 19/06/2020 - 22:40

A  Araucária divulgou nessa sexta-feira (19), o nome dos novos integrantes dos Comitês Assessores de Área (CAAs) da instituição, cujo mandato será de quatro anos, ou seja, de 2020 a 2024. Foram publicados também, os nomes dos novos coordenadores, vice-coordenadores e dos suplentes dos CAAs.

“Temos orgulho de contar com o auxílio de pesquisadores renomados. Nos apoiando também na criação de riqueza e renda para o Estado”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

As principais funções dos Comitês são as de contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; participar do processo de planejamento, análise, avaliação e acompanhamento das ações relativas à área do conhecimento em que atuam; analisar as solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc, emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão, que é atribuição da Diretoria Executiva da Fundação Araucária.

“A colaboração dos membros de cada CAA permite a realização de um processo qualificado de seleção de projetos pautada pela meritocracia. Registro o agradecimento a cada membro das comissões por aceitar o desafio, e às pró-reitorias de Pesquisa e Pós Graduação das Universidades paranaenses por indicarem seus pesquisadores para comporem os CAAs. Estou certo de que iremos realizar bons trabalhos avaliativos e encaminhamentos de sugestões importantes para melhorarmos ainda mais nossas ações", disse o gerente de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos.

Indicar nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc e recomendar à Diretoria Executiva ações de fomento em sua área de atuação também fazem parte das atribuições dos Comitês.

Ao todo, são 175 pesquisadores distribuídos em oitos grandes áreas: ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, da saúde, humanas,sociais e aplicadas, engenharias e linguística, letras e artes. “Somos privilegiados por termos pesquisadores altamente qualificados distribuídos por todo o Paraná. É uma honra poder contar com o apoio desses profissionais nas ações da Fundação Araucária”, ressaltou o diretor científico, tecnológico e de inovação, Luiz Márcio Spinosa.

Para ter acesso aos nomes dos integrantes dos Comitês dos Assessores de Área da Fundação Araucária, basta acessar o site: www.fappr.pr.gov.br – link: Atos e Notas – Atos 2020.