Araucária divulga os projetos selecionados na Chamada Pública PPSUS Edição 2020/2021 17/03/2021 - 22:46

A Araucária divulgou nesta quarta-feira (17), os projetos selecionados na  Chamada Pública 11/2020: Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS Edição 2020/2021.O resultado final pós-recurso será publicado a partir da próxima semana. O edital tem como objetivo apoiar atividades de pesquisa, que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Estado, representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência Tecnologia e Inovação no contexto do Sistema Único de Saúde.

Esse Programa é uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR). O valor investido neste edital é de mais de R$4 milhões e meio de reais.

"Os projetos aprovados são de grande relevância para o sistema local de saúde, pois estão em consonância com as prioridades estabelecidas pela Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, do Ministério da Saúde, bem como pelo Plano Estadual da Secretaria de Saúde do Paraná. Com certeza contribuirão para a redução das desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação, criando estratégias e ações efetivas, agregando ações na consolidação da dinâmica de inovação em saúde no Estado e promovendo também a inovação voltada aos resultados social e economicamente satisfatórios no âmbito do SUS para o Paraná", ressaltou a Coordenadora do PPSUS do  Paraná e responsável pela Comissão da Saúde da Fundação Araucária, Priscila A. Tsupal.

 

Eixos Temáticos

Os eixos temáticos e linhas de pesquisa da chamada pública de 2020 que foram definidas por pesquisadores das áreas da saúde, biológicas e de tecnologia da informação, técnicos e gestores da saúde do Estado, controle social local e órgãos de controladoria, na Oficina de Prioridades 2019/2020.

Novas linhas de pesquisa

E nesta edição, o edital teve novas linhas de pesquisa dentro dos cinco eixos temáticos, seguindo as orientações do Governo do Estado, que é a de promover ações de enfrentamento e prevenção ao coronavírus, devido à pandemia.

Essas novas linhas de pesquisa são: estudos sobre o impacto da Covid-19 na atenção materno-infantil, nas condições crônicas não transmissíveis, estudos sobre o desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da Covid-19, sobre a avaliação da rede de atenção à saúde sob o contexto da emergência em Saúde Pública desencadeada pela Covid-19 e avaliação econômica das ações para enfrentamento do coronavírus. 

Avaliação

A Chamada passou pelas seguintes avaliações:  dos ad hocs externos ao Estado do Paraná, da Comissão de Especialistas, da Comissão de Avaliação Presencial (CAP) e do Comitê Gestor.

 

Para ter acesso ao resultado, Clique aqui