Araucária divulga os resultados das chamadas públicas referentes à Saúde Única e à parceria com a Volvo do Brasil 21/01/2021 - 22:44

A Fundação Araucária publicou, nos últimos dias, os resultados das chamadas públicas referentes aos Programas de Pesquisa Aplicada à Saúde Única e de Bolsas FA & Volvo do Brasil. Os dois editais somam R$1.174.000,00 reais e contam com parcerias da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) e da Volvo do Brasil, respectivamente.

O objetivo do edital referente à Saúde Única é o de apoiar projetos de pesquisas que visem contribuir para resolução dos problemas prioritários da população no âmbito da saúde única para o fortalecimento da gestão das políticas públicas ambientais, visando o desenvolvimento científico na área do meio ambiente do Paraná.

Esta chamada é uma parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).  O investimento disponibilizado neste edital foi de até R$ 1 milhão de reais.

“O nosso Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, com os nossos ativos, está a serviço da sociedade paranaense. E esta parceria é mais uma ação que coloca estes pesquisadores como bem comum da população, na busca por soluções para os problemas da sociedade”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Foram contemplados sete projetos submetidos pelas seguintes universidades: Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

“Esta chamada pública faz parte do NAPI Saúde tem como objetivo mobilizar e integrar os ativos do Estado, englobando as universidades estaduais, federais, privadas e institutos de ciência e tecnologia, no intuito de localizar estudos e pesquisadores renomados para atender aos desafios ligados à saúde”, explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa.

As linhas temáticas do edital foram elaboradas pela SEDEST e envolvem diagnóstico de ações voltadas à gestão populacional de cães e gatos no Paraná; análise de risco de doenças para vida selvagem; manejo populacional de cães e gatos em ilhas; castrações química e pediátrica de animais; maus-tratos de animais e violência doméstica; medicina de abrigos e acumuladores.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembrou que boa parte das doenças e zoonoses que acontecem no mundo estão relacionadas ao estreito relacionamento entre o homem e o animal, não só domésticos, mas também silvestres e de criação. “Por isso, é fundamental que incentivemos a criação de pesquisas que solucionem os problemas e que elas venham das universidades”, afirmou.

“A saúde única é levada em consideração pela Sedest, por meio de diversas ações. O edital em parceria com a Fundação Araucária começou a ser desenhado em 2019, e ficamos muito felizes que a seleção de propostas tenha se concretizado. O desenvolvimento de políticas pautadas em ciência e em resultados que demonstram a realidade do nosso Estado é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou a diretora-geral da SEDEST, Fabiana Campos.

Volvo do Brasil

Foi divulgado também o resultado da chamada pública referente ao Programa de Bolsas Fundação Araucária & Volvo do Brasil. Tem como objetivo financiar bolsas de pesquisa para aprendizado de estudantes em práticas relacionadas ao universo de automotores.  Serão investidos R$ 174 mil, sendo R$ 59.160,00 da Araucária e R$ 114.840,00 da Volvo.

O programa é dirigido a alunos matriculados em programa de pós‐graduação Stricto Sensu - mestrado, para exercer atividades de nível superior envolvendo técnicas e métodos específicos na Fábrica da Volvo do Brasil Veículos Ltda, em Curitiba. Serão até cinco bolsas-empresa, com dedicação de 24 horas semanais, no valor mensal de R$ 2,9 mil por até 12 meses.

Para ter acesso aos resultados basta acessar: www.fappr.pr.gov.br – Link: Atos e Notas  - Atos e Notas 2021.