Araucária e IJL lançam a Cátedra Jaime Lerner com o objetivo de iluminar e reverberar o legado inovador deste arquiteto 19/12/2024 - 15:07

O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e o Instituto Jaime Lerner (IJL) realizaram nesta terça-feira (17), a solenidade de Lançamento da Cátedra Jaime Lerner, no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer. A Cátedra é uma iniciativa que tem por objetivo iluminar e reverberar o legado inovador deste arquiteto, urbanista, designer e gestor público que contribuiu para transformar a forma pela qual as cidades são vistas e entendidas. O evento também contou com a participação da comunidade científica, das instituições parceiras da Cátedra, dos membros do IJL e do diretor de administração e finanças da Fundação Araucária, Gerson Koch.

“O Paraná possui grande capacidade de recursos humanos voltados ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Temos no momento mais de 24 mil doutores no Estado e queremos chegar em alguns anos em 40 mil. Para que isso seja possível, precisamos de iniciativas como essa, que é a criação da Cátedra Jaime Lerner, uma ação que nos coloca no caminho do crescimento da CT&I paranaense”, afirmou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

No evento, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa e a Ariadne contextualizaram o papel e funcionamento da Cátedra. “A Cátedra é uma parceria nacional e internacional para a viabilização de cooperação técnica, científica, educacional, institucional e cultural entre seus parceiros, com o objetivo de construir, compartilhar e aplicar conhecimento e inovação sobre as cidades, seu entendimento, desenho, planejamento e gestão”, destacou Spinosa.

A Cátedra também desenvolverá atividades de ensino, pesquisa, extensão, capacitação, intercâmbio e fomento em áreas de interesse mútuo das instituições partícipes, com o desenvolvimento e execução de programas, projetos, estudos, publicações, eventos e serviços técnicos de forma integrada.

“Diálogos e ateliês nacionais e internacionais, missões de curta duração, módulos acadêmicos e/ou aplicados, escola doutoral, pesquisa aplicada, mesas redondas intracátedra, publicações e residências nacionais e internacionais de curta duração são algumas das atividades da Cátedra. É um sonho que está começando a ser realizado e que renderá muitos frutos para a comunidade científica e sociedade”, informou a  sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados e interlocutora da Cátedra pelo IJL, Ariadne dos Santos Daher.

Até o momento a Cátedra conta com 13 instituições apoiadoras, são elas: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual de Londrina; Institute for Advanced Architecture of Catalonia (IAAC); Centro Universitário de Brusque  - UNIFEBE; ONU- Habitat; International Laboratory of Architecture & Urban Design (ILAUD); Fundación Metrópoli ; Cátedra UNESCO em Planejamento Urbano e Regional para o Desenvolvimento Local Sustentável/ Universidade de Ferrara; Serviço Nacional da Indústria – SENAI; Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo - SECOVI-SP; CWBUS Inovação e SUDS - Stratégies Urbaines Durables/ Sustainable Urban Design Strategies.

“É uma honra fazer parte da construção desta Cátedra que dialoga com os princípios do trabalho inovador do Jaime Lerner, como priorizar soluções integradas de estruturação urbana e de mobilidade. A PUC e seus pesquisadores estão à disposição para contribuir com o sucesso desta iniciativa, ressaltou o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Ir. Rogério Renato Mateucci.

A implementação da Cátedra seguirá uma série de passos a fim de construir sua plena realização, como: a “Fase Zero” ou de constituição da Cátedra; a Fase um – de celebração da Cátedra e a Fase dois –  a quem está em curso, de implementação da Cátedra, na qual os planos de trabalhos serão elaborados.

“Para nós do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Urbana, o Jaime Lerner sempre foi referência de professor, arquiteto e urbanista. Usamos muito das falas e projetos dele como exemplo em nossa jornada, por isso, é com grande satisfação que estamos fazendo parte desta Cátedra”, comentou a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Urbana – PPGSAU da UTFPR, Tatiana Maria Cecy Gadda.

Um dos fundadores do IAAC, Willy Muller, também fez questão de gravar um depoimento falando um pouco sobre a sua convivência com Jaime Lerner. “Conheci o Jaime na década de 90 e com isso comecei a ter com ele uma relação profissional e pessoal. Ele foi um dos primeiros palestrantes do IAAC e a partir desses encontros estivemos juntos em várias outras partes do mundo. Com o Jaime você aprendia muito com o entusiasmo dele em falar sobre os mais diversos assuntos de uma maneira leve, mas ao mesmo tempo profunda. Parabenizo a todos pela iniciativa da criação dessa Cátedra e podem contar com a colaboração do IAAC para o auxílio no desenvolvimento desta ação”.

A Cátedra será regida por três grandes pilares: o primeiro tem como ponto de partida o compartilhamento de experiências acumuladas pelo Lerner e sua equipe; o segundo junto às instituições parceiras traduzir esse conteúdo em competências necessárias à compreensão acadêmica e ao exercício profissional, e o terceiro pilar, divisar cenários futuros, manter esse repertório de experiências em constante oxigenação e atualização por meio de pesquisas, intercâmbios, dentre outras iniciativas.

“O que devemos destacar sempre é o legado do trabalho do Jaime Lerner, como o compartilhamento do conhecimento e também na expansão das universidades estaduais, abrangendo desta forma, uma maior parte das cidades e cidadãos paranaenses. É um orgulho para o Governo do Paraná fazer parte desta Cátedra que tanto vai mobilizar e motivar estudos e ações voltadas ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na área a que se propõem”, enfatizou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Além de ter sido o dia do lançamento da Cátedra, na última terça-feira (17), Jaime Lerner também completaria 87 anos de idade, e com grande emoção, a sua filha e presidente do IJP - Ilana Lerner Hoffmann, contou um pouco sobre o que representa essa iniciativa de criação da Cátedra.

“É um trabalho em prol do fortalecimento de um conhecimento aplicado e multifacetado aos espaços de vivência do ser humano, especialmente as cidades, a favor de sua qualidade, conducente ao florescimento de potenciais individuais e coletivos de forma mais leve ao planeta e favorável ao acolhimento da diversidade e ao exercício da coexistência”, finalizou Ilana.

GALERIA DE IMAGENS