Araucária e SETI lançam 1ª demanda adicional à Chamada n° 09/2020 – Ação de extensão contra o novo Coronavírus 28/03/2020 - 21:40

Considerando o estado de calamidade pública reconhecido na forma do Decreto Estadual nº 4.319/2020, como medida para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19, bem como, a necessidade de ampliação do escopo de atuação das equipes extensionistas, e levando em conta, que existem recursos disponíveis no âmbito da presente Chamada Pública n° 09/2020, a Araucária e a SETI lançaram a 1ª demanda adicional ao Edital. A submissão eletrônica das propostas pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve ser realizada até dia 30/03.  O resultado será divulgado na terça-feira (31).

Das 22 regionais de saúde do Paraná, apenas 10 foram contempladas na demanda originária,  potencializando a propagação do Covid-19, e também  considerando que o sistema prisional é um locus de disseminação da doença, devido à  grande concentração de pessoas, os recursos existentes na primeira demanda adicional da chamada pública servirão para distribuir as equipes extensionistas nas demais regionais de saúde e ainda uma outra equipe atuará diretamente no Sistema Prisional do Estado.

“Estamos sempre atentos a todas as formas disponíveis que temos para auxiliar a população a enfrentar essa doença”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. Esta demanda adicional conta com recursos financeiros no valor de até R$ 2.318.000,00. Serão 82 vagas para Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

Os projetos desta 1ª demanda deverão ser encaminhados pelas Pró-Reitorias de Extensão das Instituições de Ensino Superior elegíveis (IES), com o objetivo de envolver professores e alunos dos anos finais dos cursos das áreas de Saúde e profissionais formados nas áreas adicionais designadas. Serão celebrados termos aditivos aos convênios já vigentes com as IES elegíveis na chamada pública 09/2020. As atividades de extensão a serem desenvolvidas terão a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e serão executadas nos locais por esta designados.

“Resolvemos conceder quotas institucionais adicionais de bolsas de extensão com o objetivo de ampliar o escopo de atuação das equipes na prevenção e enfrentamento do coronavírus, pois só desta forma conseguiremos combater e controlar essa doença”, disse o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Na apresentação das propostas das IEES e da UFPR deverão ser indicados o coordenador e o coordenador adjunto dos projetos, os quais serão responsáveis pela interlocução entre bolsistas e SESA, bem como pela averiguação e validação de documentos e informações concernentes aos demais bolsistas.

O processo de seleção dos bolsistas será realizado mediante inscrição na página http://setipr.net.br/covid19/, sendo que o critério de escolha dos que atenderem aos requisitos do edital será o da ordem cronológica de inscrição. Os candidatos deverão se inscrever até o dia 02/04.

“Essa é uma resposta rápida e inovadora do Estado do Paraná para o enfrentamento ao coronavírus. Os profissionais e estudantes terão um papel essencial no fortalecimento das ações de combate a pandemia”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Para ter acesso a mais informações sobre o edital: www.fappr.pr.gov.br – Link: Programas (CPs e PIs) – Programas Aberto – CP 09/2020.

GALERIA DE IMAGENS