Araucária e Universidade de Turku firmam parceria que estabelece a colaboração acadêmica e educacional entre as duas instituições 08/11/2024 - 00:45
O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade de Turku – Finlândia, realizaram nesta quinta-feira (07), o evento online de assinatura do Memorando de Entendimento entre as instituições. O principal objetivo dessa parceria é a futura colaboração acadêmica e educacional entre os dois países.
“É mais uma parceria que a Fundação Araucária estabelece com uma Instituição renomada e que tem como prioridade o desenvolvimento e evolução da ciência, tecnologia e inovação do Brasil e da Finlândia”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
O evento contou com a participação de representantes da comunidade científica e acadêmica e do Governo do Paraná, da assessora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios e também com autoridades da Finlândia e da Universidade de Turku. A assinatura também foi transmitida por meio do canal da Araucária no YouTube e para ter acesso à gravação da solenidade, basta clicar aqui .
Na oportunidade, o diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação da Fundação Araucária – Luiz Márcio Spinosa – apresentou estatísticas e características do Paraná e também da Araucária. “O Estado é reconhecido pelo seu enorme potencial em identificar oportunidades de cooperações e de trabalhos compartilhados, com o objetivo de gerar riqueza e bem-estar à sociedade”.
O desenvolvimento da formação dos professores, a promoção da mobilidade de alunos, professores e pesquisadores e as atividades de treinamento e eventos conjuntos são alguns dos aspectos que a parceria da Araucária e a Universidade de Turku vai promover.
“Destaco que o Governo do Estado sempre reforça o compromisso que temos com as cooperações internacionais. A Finlândia é conhecida e reconhecida na área da educação, e com certeza, essa nova parceria com a Araucária gerará significativos avanços nos mais variados segmentos das universidades”, disse o diretor geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jamil Abdanur Júnior.
A Universidade de Turku é uma instituição científica multidisciplinar reconhecida internacionalmente, que abriga oito faculdades: Educação, Humanidades, Direito, Medicina, Ciência, Ciências Sociais, Tecnologia e Escola de Economia de Turku. Com 22.000 alunos e 3.500 funcionários, é uma das principais universidades da Finlândia. Mais de 3.000 alunos internacionais de mais de 100 países estudam anualmente na Universidade de Turku.
“Essa iniciativa é estratégica e de fundamental importância para a Finlândia, para a educação e para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e de inovação dos dois países em questão”, comunicou o vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Turku, Kalle-Antti Suominen.