Araucária firma parceria com a Mitacs e cria novas oportunidades de pesquisa e inovação 11/08/2020 - 22:10

A Fundação Araucária e a Mitacs - organização sem fins lucrativos canadense que promove pesquisa e inovação - organizaram um evento online de assinatura do Memorando de Entendimento entre as duas instituições, que aconteceu nesta terça-feira (11), às 14h do Canadá e às 15h do Brasil.

O grande objetivo desta parceria entre a Fundação Araucária e a Mitacs é o de apoiar estudantes do Brasil e do Canadá a participarem de estágios de pesquisa acadêmica e industrial sob a supervisão de professores das universidades desses países nas mais variadas áreas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática a humanidades e ciências sociais. Ao analisar um futuro pós-COVID-19, fica claro que os tipos de oportunidades oferecidas pela parceria da Fundação Araucária - Mitacs serão importantes para estimular novamente a mobilidade internacional da pesquisa.

A parceria de três anos apoiará 150 alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado dos dois países. Os participantes farão estágios acadêmicos e de pesquisa industrial sob a supervisão de membros do corpo docente de universidades canadenses e brasileiras.

“A Fundação Araucária tem trabalhado com convênios colaborativos chamados Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação. Sabemos que o Estado do Paraná tem capacidade para se posicionar como referência mundial, e firmar parcerias com instituições de extrema importância como a Mitacs. Isso só é possível porque usamos nosso talento altamente qualificado na academia para auxiliar na geração de emprego e renda, bem como na transformação de ciência e tecnologia em inovação ”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Enquanto a parceria oferece oportunidades de pesquisa para uma variedade de disciplinas acadêmicas, Mitacs e a Fundação Araucária estão se comprometendo a apoiar intercâmbios de pesquisa nos setores prioritários de inteligência artificial, tecnologias quânticas, preparação para pandemias e economia verde.

“Essa parceria com a Mitacs é muito bem-vinda, por um lado ela nos ajuda a implantar uma política de internacionalização mais focada, mais seletiva, e a possibilidade de interação dos nossos pesquisadores no Paraná, hoje cerca de 20 mil doutores, com pesquisadores do Canadá voltados para a formação de pessoal e de capital intelectual em várias frentes de trabalho, muito orientado pela demanda do Estado em desenvolvimento. Esse fato para nós cria um contexto muito favorável de parceria, nós esperamos que com a assinatura desse Memorando de Entendimento  teremos outras ações conjuntas sempre com a preocupação da produção de ciência, tecnologia  e pesquisa orientada pelas demandas de desenvolvimento tanto do Paraná como do Canadá”, ressaltou o diretor científico, tecnológico e de inovação, Luiz Márcio Spinosa.

A Fundação Araucária é a única agência de fomento do Brasil a apoiar todos os programas da Mitacs. “A parceria entre a Araucária e a Mitacs fortalecerá ainda mais os laços entre o Paraná e o Canadá, ao oportunizar a pesquisadores, desde a graduação até a pós-graduação, o desenvolvimento de propostas conjuntas, considerando o envolvimento da academia e da indústria, com vistas ao desenvolvimento e impacto social e econômico”, informou a coordenadora da área internacional da Fundação Araucária, Eliane Segatti.Por meio desses estágios e oportunidades de intercâmbio, os pesquisadores construirão redes bilaterais de pesquisa acadêmica e servirão como um elemento fundamental para colaborações mais impactantes entre os ecossistemas de inovação brasileiro e canadense.

“A Mitacs tem orgulho de sua parceria com a Fundação Araucária para oferecer oportunidades para estudantes e bolsistas do Brasil e Canadá fazerem pesquisas no exterior. Sabemos que essas colaborações são mutuamente benéficas para o Canadá e nossos países parceiros, porque o intercâmbio internacional de estudantes torna nossas economias mais prósperas, inovadoras e competitivas”, ressaltou John Hepburn, CEO e diretor científico da Mitacs.A mobilidade dos pesquisadores de um país a outro será realizada no momento oportuno, pós-pandêmico.O evento também contou com a participação do embaixador do Brasil no Canadá, Pedro Bório, da chefe da coordenadoria de ensino superior da Seti, Gisele Onuki, da embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, da representante do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Thais Aun, do chefe do Consulado Comercial do Governo do Canadá para a região Sul do Brasil, Paulo Orlandi e  do Consultor de Negócios Sênior de, Riviere-Rouge, Quebec e Canadá, François Godbout.

Sobre a Fundação Araucária

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental  do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. A Araucária é uma das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Brasil e faz parte do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).Seus projetos são desenvolvidos a partir de três grandes eixos estratégicos: Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica; Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores e Disseminação da Pesquisa Científica e Tecnológica.

Sobre Mitacs

· Mitacs é uma organização sem fins lucrativos que promove o crescimento e a inovação no Canadá, resolvendo desafios de negócios com soluções de pesquisa de instituições acadêmicas.

· Mitacs é financiada pelo Governo do Canadá, bem como pelo Governo de Alberta, Governo da Colúmbia Britânica, Research Manitoba, Governo de Nova Brunswick, Governo de Terra Nova e Labrador, Governo da Nova Escócia, Governo de Ontário, Innovation PEI e Governo de Quebec.