Araucária lança duas chamadas públicas com o recurso de aproximadamente três milhões de reais 11/12/2019 - 13:40

A Fundação Araucária lançou, nos últimos dias, os editais referentes aos Programas da Rede Paranaense de Apoio a Agropesquisa e Formação Aplicada e de Apoio ao Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Estado do Paraná. Para estas chamadas serão disponibilizados recursos financeiros no valor global de até R$ 2.000.000 e R$700.000,00 respectivamente.

Os objetivos do edital relacionado à Agropesquisa são os de: apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento em redes colaborativas ligadas à agropesquisa paranaense, na mesorregião Noroeste; Fortalecer o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná por meio da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada; Promover a produção e sistematização de conhecimentos e de metodologias ou meios processuais inovadores, bem como o desenvolvimento de novos procedimentos que orientem práticas agrícolas.

Propiciar a definição de critérios técnicos de sistemas conservacionistas para redução de perdas em solo e água nos diversos solos, manejos, climas e cultivos na mesorregião Noroeste; Promover a elaboração de novas literaturas técnicas sobre o tema e o desenvolvimento de programas e cursos de formação profissional de técnicos das ciências agrárias e demais áreas correlatas, produtores e trabalhadores rurais sobre as técnicas e sistemas conservacionistas para redução de perdas em solo e água em áreas de produção agrícola, pecuária e florestal, também são prioridades desta chamada pública.

Já a chamada referente ao Programa de Apoio ao Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná visa apoiar, por meio de recursos não reembolsáveis de Subvenção Econômica, o desenvolvimento e a inserção no mercado de produtos ou processos inovadores, novos ou aprimorados, que promovam o incremento rápido das atividades de inovação de base tecnológica e da competitividade de empresas emergentes ou em processo de formalização (Startup), classificadas como microempreendedor individual (MEI), microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP), sediadas nos 42 municípios que compõe a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

Para ter acesso aos editais, basta acessar: www.fappr.pr.gov.br – link – Programas (CPs e PIs) – Programas Abertos.