Araucária participa da 64ª edição do Fórum Nacional Confap realizada no Espírito Santo - Vitória 20/06/2024 - 07:25

Vitória (ES) está sendo sediando entre os dias 18, 19 e 20 de junho, o 64º Fórum Nacional CONFAP. Os dois primeiros dias do evento foram realizados no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). Presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) estiveram reunidos para discutir temas como cooperação internacional, fomento à inovação industrial, expedições científicas entre outros assuntos, que envolvem a política científica e tecnológica nacional.

A 64ª edição do Fórum é realizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. A Fundação Araucária também participou do Fórum, contando com a presença da Diretoria Executiva e assessores de diversos setores da Instituição.

"A Fapes completa 20 anos neste mês de junho e, nesta trajetória, passou por uma grande evolução. O trabalho foi em conjunto, a Fapes, o ecossistema, os pesquisadores, enfim, fazendo o seu trabalho na ponta e desenvolvendo a pesquisa e pesquisa de qualidade. Um levantamento feito do que foi feito em 2003 a 2021 é possível fazer uma comparação. Enquanto o Brasil teve um crescimento de 19% no número de programas de doutorado, o Espírito Santo, no mesmo período, teve um crescimento de 94%”, analisou o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão.

A cerimônia de abertura foi na terça-feira (18) e contou com transmissão ao vivo, pelos canais do Confap e da Fapes no YouTube. A palestra inicial teve como tema o Plano de Desenvolvimento “ES 500 Anos” do Governo do Estado com foco no futuro e foi ministrada pelo diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.

Na quarta-feira (19), pela manhã, os assuntos em pauta foram “Relato da missão na Itália”; “Oportunidades de cooperação internacional”, “Ações da FAPESC com o Belmont Forum” e “IAI e ministérios brasileiros”. Logo após, aconteceu a reunião das Diretorias Técnico-Científicas, na Sala do Conselho. Enquanto isso, profissionais da comunicação participaram de um Encontro dos Assessores das FAPs.

No período da tarde, os participantes acompanharam palestras sobre o “Balanço da chamada de Expedições Científicas e informe sobre parceria com a França”; aconteceu a “Apresentação do time BID e planos para o edital de Desafios da Amazônia”; na sequência, os participantes assistiram à “Apresentação da parceria com Instituto Agni”. Encerrando as atividades do dia, foi apresentado o “Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas” e a última agenda foi a Reunião Interna para deliberação do Confap.

Na quinta-feira (20), os participantes farão uma visita técnica à Marca Ambiental, em Cariacica. A empresa é pioneira e a maior do Espírito Santo em soluções completas para resíduos. Desde 1995 é referência em inovação, tecnologia, qualidade e respeito ao meio ambiente. Atua no gerenciamento integrado de resíduos para os setores de saneamento urbano, industrial, saúde, mineração, construção civil, portos, aeroportos, petróleo e gás, alimentos, entre outros.

Fonte: Assessorias de Comunicação da FAPES e da Fundação Araucária.

Fotos: Confap.