Araucária participa de chamada pública relacionada às florestas tropicais 30/06/2024 - 23:04

Iniciativa do Belmont Forum, a Fundação Araucária está participando da chamada em florestas tropicais, que busca soluções inovadoras para os desafios enfrentados nessas regiões e sistemas naturais associados. Por meio da chamada, serão financiados projetos de pesquisa colaborativa com até três anos de duração que busquem coordenar ações e projetos com abordagem transdisciplinar para desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados nas áreas apontadas. Reconhecendo as diferenças na governança, na diversidade social e cultural e na configuração territorial, a chamada abrange florestas tropicais em todo o mundo.

Esta Chamada é endossada pelo G-20. apoiada por 20 agências de fomento internacionais em 22 países (Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, EUA, Equador, França, Guatemala, Jamaica, Japão, Indonésia, México, Noruega, Suíça, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai). No Brasil, além da Araucária, FAPs dos seguintes estados participarão da chamada: Santa Catarina, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rondônia e Mato Grosso do Sul, articuladas no âmbito da Iniciativa Amazônia +10. A lista completa de participantes pode ser encontrada em: https://belmontforum.org/cras#forests2024.

As propostas de pesquisa e os consórcios devem incluir perspectivas das ciências sociais e humanas, assim como das ciências naturais e físicas. Devem também envolver efetivamente atores sociais, usando abordagens participativas, cocriação, codesenvolvimento e coimplementação.

As propostas devem atender pelo menos dois dos três temas a seguir, buscando conexões transversais entre eles: tema 1: Reduzir o desmatamento, promover o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico liderado localmente; tema 2: Função do Ecossistema, Conectividade e Ciência das Mudanças Climáticas; tema 3: Justiça e Governança Ambiental.

Incentiva-se o aproveitamento das redes e sínteses existentes, bem como a criação de novas atividades colaborativas. Recomenda-se o uso de plataformas virtuais e outras abordagens digitais de intercâmbio.

A Araucária em breve vai publicar as orientações específicas para os pesquisadores participarem da chamada.