Araucária participa do 12º Seminário da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada 19/06/2023 - 02:18

A Fundação Araucária participou, nos últimos dias, do 12º Seminário da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos. O gerente de projetos Nilceu Jacob Deitos e o coordenador da área de inovação Luís Brandt representaram a Araucária no evento.

No Seminário, foram abordados os seguintes temas: interpretação integrada dos dados da microbiologia, dos dados da física, dos dados da química, da rotação de culturas, subprojetos diversos, apresentação dos dados das megaparcelas e microbacias e interpretação integrada dos dados hidrológicos das megaparcelas e microbacias.

O Seminário foi realizado durante a VIII Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS), que é um evento técnico-científico promovido pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) e organizado por entidades técnico-científicas vinculadas. O tema da VIII RPCS foi “Conservação do Solo e da Água no PR: avanços, retrocessos e (re)usos”.

Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada

Esta iniciativa originou-se de um levantamento realizado em todas as regiões do Paraná, no formato de Seminários, nos quais os técnicos, pesquisadores, extensionistas e produtores rurais demandaram uma resposta sobre os métodos de conservação de solos adotados no Estado. Diante disso, o SENAR-PR em parceria com a SETI e a Fundação Araucária se uniram e propuseram essa ação em Rede, que é interdisciplinar, abrangendo Instituições de Ensino e Pesquisa.