Araucária participa do evento de celebração de parcerias com instituições locais, estaduais e federais realizado em Maringá 11/09/2024 - 19:49

A Fundação Araucária participou nesta terça-feira (10) do evento de celebração de parcerias com instituições locais, estaduais e federais visando alavancar a inovação no Paraná. Esse evento foi promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e foi realizado na Associação Comercial e Empresarial da cidade.

Este encontro teve como objetivo celebrar uma conquista notável para o desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná e de toda a região. Este marco fortalece o ecossistema de inovação do Estado, e também reflete uma visão estratégica e ousada voltada para o futuro.

Os ambientes de inovação existentes no Estado, por exemplo, que incluem parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras e outros espaços dedicados à promoção de ideias inovadoras são fundamentais para o desenvolvimento moderno. Esses ambientes criam as condições necessárias para que ideias se transformem em soluções tecnológicas que impactam diretamente a vida das pessoas, criam novos postos de trabalho e fortalecem a competitividade do Paraná, tanto no cenário nacional como no internacional.

Pode ser destacado ainda, que recentemente, o SEPARTEC credenciou 188 ambientes de inovação. Esse credenciamento vai além de uma simples formalidade administrativa, ele promove uma integração significativa entre universidades, centros de pesquisa, empresas e governo, estabelecendo uma verdadeira rede de inovação. Essa rede facilita a troca de conhecimento, incentiva a criação de novos negócios e, acima de tudo, fomenta a busca por soluções concretas para os desafios econômicos e sociais enfrentados.

“Gostaria de destacar, com muito orgulho, o papel essencial desempenhado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), pela Fundação Araucária, pela Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital - (SEI) e pelo SEPARTEC nesse processo. Reconhecendo a importância de apoiar os ambientes que promovem a inovação, a Fundação Araucária, em parceria com as secretarias mencionadas, lançou as chamadas públicas 19 e 20 de 2023 voltadas especificamente para fomentar e fortalecer esses espaços. Esses editais que somam mais de 32 milhões de reais oferecem não apenas os recursos financeiros necessários, mas também garantem suporte técnico para que os ambientes credenciados possam desenvolver suas atividades com excelência, promovendo a inovação de forma ainda mais eficaz”, destacou a gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fundação Araucária, Fátima Padoan, que participou do evento representando a Araucária e a SETI.

O credenciamento desses ambientes pelo SEPARTEC, assim como o apoio oferecido pela Fundação Araucária, SETI e SEI, faz parte de um movimento mais amplo. Esse movimento visa transformar o Paraná em um protagonista na inovação, tecnologia e no desenvolvimento sustentável. “Esse apoio viabiliza a continuidade e o crescimento dos projetos inovadores em desenvolvimento, garantindo que as ideias tenham o suporte necessário para se tornarem realidade”, complementou Fátima.

 

Fotos: Divulgação.

GALERIA DE IMAGENS