Araucária promove Workshop de Iniciação ao Empreendedorismo 28/02/2019 - 11:30

Com o objetivo de orientar os pesquisadores com relação à chamada pública referente ao Programa de Iniciação ao Empreendedorismo, a Fundação Araucária promoveu nesta quarta-feira (27) nas dependências do Campus da Indústria, um workshop reunindo representantes das universidades públicas e privadas paranaenses.

O edital tem como principais propósitos o incentivo da participação de alunos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo, oriundos de trabalhos acadêmicos, de modo a promover a liderança e o espírito empreendedor, por meio de metodologias inovadoras. Essa chamada conta com o recurso total de R$805.000,00 e conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Nós organizamos esse workshop para também ouvir sugestões dos pesquisadores para adequarmos o edital da melhor forma possível, e para que possa atender as principais demandas das instituições. O foco é no fortalecimento da inovação, dos pesquisadores, da coesão e do trabalho em conjunto”, destacou o diretor de ciência, tecnologia e inovação da Araucária, Professor Luiz Márcio Spinosa.

Esta chamada será dividida em quatro etapas: a primeira é referente ao mercado de ideias que consiste em um evento para construção dos projetos dos alunos participantes; na segunda etapa será realizada uma imersão para treinamento, formação e seleção das equipes; na terceira etapa o projeto é executado pelos participantes e na quarta e última etapa o trabalho desenvolvido dentro do edital é apresentado em um evento denominado “Demo Day”.

No workshop, os pesquisadores puderam contar com a apresentação de projetos voltados ao empreendedorismo e desenvolvidos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)  e pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR).  “O nosso grande objetivo é fazer com que os estudantes tirem suas ideias do papel e as transformem em um modelo de negócio de sucesso”, informou o coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR, Paulo Porto.

No Programa de empreendedorismo e inovação da UTFPR, a sensibilização e a mobilização com relação ao “empreender” são priorizados. “A redução dos riscos envolvidos nos processos de geração de novos empreendimentos e a geração de novos negócios de base tecnológica são os principais aspectos trabalhados e abordados no nosso Programa”, disse a chefe do setor de empreendedorismo e inovação da UTFPR de Pato Branco, Geocris Rodrigues dos Santos.

Os prazos para submissão eletrônica das propostas e o encaminhamento da documentação impressa são até os dias 15 e 17/03, respectivamente. Para mais informações sobre o edital, basta acessar o endereço: www.fappr.pr.gov.br – link: Programas Abertos (CPs e PIs).