Araucária promove workshop online com o tema “(Des?) integração Sustentável e a Metrópole Trinacional em prospectiva face à Covid-19” 29/05/2020 - 22:40

A Araucária realizou, nesta sexta-feira (29), o workshop online referente ao NAPI de Desenvolvimento Sustentável da Região Trinacional 2020-2040. O tema do workshop foi: “(Des?) integração Sustentável e a Metrópole Trinacional em prospectiva face à Covid-19” e contou com a participação de aproximadamente 40 representantes de instituições parceiras distribuídas no Brasil, Argentina e Paraguai.

Este NAPI conta com as seguintes instituições parceiras: Codespi (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Puerto Iguazú), Codetri (Conselho de Desenvolvimento Trinacional), Codeleste (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cidade do Leste), UNE (Universidad Nacional del Leste, do Paraguai), da UM (Universidade Nacional de Misiones, da Argentina), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), University of Paris-Est Marne-la-Vallée (Upem), UniAmérica Centro Universitário, Ensa Nantes Architecture, Instituto Federal do Paraná, Parque Nacional Iguazú, IMT Mines Alès École Mines Télécom e o Instituto Misionero de Biodiversidad (IMiBio).

Os principais objetivos desse evento foram os de remobilizar a rede trinacional, demonstrar  o trabalho que pode ser feito em conjunto e online, ampliar o grupo e definir os próximos passos, como: a continuidade da adaptação da metodologia,manutenção do tecido da rede,e por fim, partir do desafio mobilizador (Covid-19) para pensar como seguir adiante, tendo em vista o trabalho de prospectiva deste NAPI.

“Espera-se que este NAPI seja uma ferramenta para fortalecer as redes e acordos trinacionais, de forma que juntos os agentes estratégicos trinacionais construam sua visão inovadora e em prospectiva de uma metrópole trinacional sustentável – econômica, social e ambientalmente; ainda, será elaborado um banco de projetos exequíveis para consolidar essa visão”, informou a articuladora da rede NAPI Trinacional, Adriana Brandt.

Este NAPI tem como objetivo proporcionar pesquisa e inovação que deem suporte ao Estado no processo de tomada de decisões em relação ao desenvolvimento da Região Trinacional, mediante um entorno inovador e dinâmico de pesquisa-ação entre o mundo acadêmico e as instituições territoriais, respeitando as particularidades, competências e interesses de maneira ética e organizada.

“O NAPI Trinacional é importante estrategicamente no contexto regional em que se encontra, e tem a possibilidade de ser o maior polo de infraestrutura do Continente, cuja construção se faz coletivamente. É também uma possibilidade ímpar de avanço na sustentabilidade, e em breve, poderemos contar com o lançamento de chamadas públicas de pesquisa coletiva com o Brasil, Paraguai e Argentina, em forma de rede colaborativa trinacional”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Ciente das potencialidades e desafios da região urbana trinacional, a Fundação Araucária implantou junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, o primeiro Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI, tendo como base uma rede de pesquisadores e instituições de quatro países que vem trabalhando juntos, a sustentabilidade urbana trinacional desde 2018.

O professor Samuel Klauck, coordenador do NAPI Trinacional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Unioeste Sociedade, Cultura e Fronteiras, destacou a ação do Programa que acolheu a proposta do NAPI. “O corpo de pesquisadores interdisciplinares atua com intensidade na região trinacional, levantando problemáticas e perspectivas de estratégias para o desenvolvimento do espaço e construindo sentido ao espaço trinacional, tomando o espaço em questão como uma grande metrópole. O programa se configura como grande vetor para o desenvolvimento regional”.

O workshop contou com as palestras do professor José Manuel Silveiro (UNE e UNA) que abordou sobre o eixo social. Do professor Jandir Ferreira de Lima, da Unioeste, que expôs  o eixo econômico.  E sobre o eixo ambiental, foi o professor Emanuel Grassi, do Instituto Misionero de Biodiversidad, quem fez a apresentação. O evento foi finalizado com um debate entre as instituições e pesquisadores e o detalhamento dos próximos passos será informado dentro em breve pela articuladora do NAPI.

“O Oeste é certamente uma região diferenciada que se destaca pela organização da sociedade civil em prol do desenvolvimento e da inovação. Portanto, o banco de projetos trará soluções inéditas para fenômenos socioculturais complexos”, afirmou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Araucária, Luiz Marcio Spinosa. O gerente de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, fez uma síntese do workshop ao final do evento.