Araucária promove workshop referente ao “Papel da avaliação e da internacionalização para a qualificação do Ensino Superior” 27/03/2025 - 05:13

A Fundação Araucária em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promoveu nesta terça-feira (25), o workshop referente ao “Papel da avaliação e da internacionalização para a qualificação do Ensino Superior”, nas dependências do Campus da Indústria – FIEP.

Dois diretores da CAPES ministraram palestras no workshop. Antonio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação, abordou aspectos históricos da avaliação, reflexões sobre a oferta de novos programas e aprimoramentos no processo para 2029. 

“Temos a compreensão de que é preciso alinhar a estratégia nacional com as estratégias de cada Estado. Então, como estamos em um processo de atualização na forma de ofertar a pós-graduação e na forma de avaliar os programas de pós-graduação, é muito importante essa conversa com as FAPs. Uma conversa no sentido de fortalecer as parcerias, mas também fortalecer os alinhamentos entre a expectativa que a sociedade tem e o que as instituições de pesquisa podem ofertar em termos de pesquisa. E no caso da pós-graduação em particular, em termos de formação de mestres e doutores para alavancar o desenvolvimento da própria sociedade”, destacou Antonio.

Já Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais, traçou um panorama da internacionalização da pós-graduação e tratou de uma possível participação da Fundação Araucária no CAPES Global, ação de internacionalização que vai funcionar por redes de instituições. 

“O CAPES é um programa de grande envergadura, com cinco anos de duração e R$ 350 milhões de investimentos anuais, que pretende formar redes de instituições nacionais nas diferentes regiões do país. O objetivo é promover a internacionalização das universidades associadas nas redes e entendemos que com a Fundação conseguimos esse acesso e mobilização”, disse Rui.

O workshop contou ainda com a participação do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa e da assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios. “O aprimoramento e as ações voltadas para a internacionalização de nossas universidades sempre será uma de nossas prioridades, pois promove o crescimento e fortalecimento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

No evento, também foi realizado um World Café para abordar os seguintes temas e subtemas: Como o Paraná pode aderir ao CAPES Global - Quais adequações Pedagógicas e estruturantes e Quais necessidades de Fomento.

 

GALERIA DE IMAGENS