Araucária recebe o Ex-ministro de Portugal, Manuel Heitor, para debater ações voltadas ao desenvolvimento da CT&I do Estado 05/12/2024 - 06:13

A Araucária promoveu eventos na última terça-feira (03) que englobaram uma palestra com o tema “Alinhar, agir e Acelerar: Pesquisa, Tecnologia e Inovação para Impulsionar a Competitividade Europeia” e a apresentação do livro “Que Pirâmide Humana? Conhecimento e as Opções de Política Pública em Portugal – 2000-2030”. A palestra foi ministrada pelo Ex-ministro de Portugal – Manuel Heitor e o livro também foi escrito por ele. Os eventos foram realizados nas dependências do Campus da Indústria – Fiep.

Na palestra, aspectos como as incertezas significativas e assustadoras e os desafios únicos do nosso tempo como: a mudança climática, a guerra, a mudança demográfica, o aumento da desigualdade, as pandemias, a erosão da democracia e dos direitos básicos, o aumento da competição estratégica global e uma constelação de tecnologias emergentes e sua interação com ética/segurança/competitividade, as mudanças no mercado de trabalho, as informações falsas e negação da ciência foram discutidos.

“Um dos principais objetivos de trazer até o Brasil essas discussões, mais especificamente no Paraná, é o de apresentar as lições aprendidas e como essas ações podem impactar positivamente o País. Ações como a capacidade de fornecer produtos, serviços e soluções tecnológicas de ponta que contribuam para a sustentabilidade geral (econômica, ambiental e social) para a qual haja demanda de mercado ou que criem novos mercados. As gerações atuais devem enfrentar esses desafios interativos para construir um mundo melhor para as gerações futuras. A ciência, a tecnologia e a inovação são a moeda crítica para enfrentar esses desafios”, afirmou o Ex-ministro de Portugal, Manuel Heitor.

LIVRO - O livro “Que Pirâmide Humana? O conhecimento e as opções de política pública em Portugal: 2000-2030” apresentado também nesta terça-feira (03), analisa o impacto das decisões políticas em Portugal entre 2000 e 2021, e prevê a sua evolução até 2030. 

O livro aborda como o pensamento sobre o conhecimento em Portugal foi apropriado social e politicamente, e analisa a evolução das políticas públicas para a ciência. A análise é feita com base em reflexões testadas, desenvolvidas e implementadas ao longo das últimas décadas, e inclui uma análise prospetiva para 2030. 

“Para a Fundação Araucária é uma honra receber uma autoridade e pesquisador de renome como o Manuel Heitor, pois é uma forma de trocarmos conhecimento e de identificarmos aspectos que promovem o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Estado e do País”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Além dos eventos citados, o Ex-ministro também visitou o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o Parque Tecnológico da saúde do Tecpar.

CURRÍCULO - Manuel Heitor é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico (IST) e foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Portugal entre 2015 e 2022.

GALERIA DE IMAGENS