Artigo publicado pelo Ipardes mostra gastos em ciência e tecnologia no Paraná 23/02/2012 - 09:30

Uma análise dos gastos em ciência e tecnologia no Paraná – tema de nota técnica elaborada em 2010 para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) com o objetivo de levantar informações sobre a área, durante o período de 2000 até 2008 – resultou em um artigo com dados atualizados e publicado neste mês na Revista Paranaense de Desenvolvimento, editada pela instituição.

A publicação deverá servir de base para definição de indicadores em C&T no Estado prevista no projeto da Rede Estadual de Indicadores em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da qual a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é a coordenadora no Paraná, e foi elaborada pelas pesquisadoras do governo, a socióloga e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) Louise Ronconi de Nazareno, a administradora de empresas Maria Isabel Barion e pela doutora em Administração pela Université des Sciences et Technologies de Lille, França, Maria Elizabeth Lunardi.

O trabalho verificou a proporção dos dispêndios em C&T em relação ao total de sua receita e ao PIB do Estado, o comportamento relativo dos gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em atividades científicas e técnicas correlatas (ACTC), e a evolução recente da importância relativa do Paraná no total dos gastos estaduais em C&T, além de apresentar dados sobre capacitação docente, grupos de pesquisa e fomento a bolsas de estudos.

De acordo com o estudo, mais de 80% dos recursos investidos em C&T no Paraná são aportados pelo próprio Estado e têm aumentado gradativamente na última década, principalmente a partir de 2004, sendo que as transferências do governo federal representam uma parcela mínima desses recursos.

As autoras destacam que o Paraná se diferencia dos demais estados pela complexidade do seu sistema de ciência e tecnologia, que tem duas agências de fomento, o Fundo Paraná e a Fundação Araucária, e quanto ao número considerável de universidades e faculdades públicas estaduais contrastando com a presença inferior de universidades federais.

No estudo, que permite compreender a dinâmica e a tendência dos investimentos na área, as pesquisadoras apontam ainda para a necessidade do trabalho em rede entre instituições e grupos de pesquisa que promova a melhoria e produção de alta qualidade em P&D no Estado, lembrando da relevância dos gastos realizados pelo poder público no desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, já que são baixos os dispêndios efetuados pelas empresas privadas, e da urgência na aprovação da Lei de Inovação do Paraná. No final do artigo, as pesquisadoras apresentam as considerações para o aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estudo: http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/413

Fonte: http://www.seti.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2207&tit=Artigo-de-pesquisadoras-publicado-pelo-Ipardes-mostra-gastos-em-ciencia-e-tecnologia-no-Parana