Bolsistas que atuam na prevenção e enfrentamento do coronavírus recebem reconhecimento 30/10/2020 - 19:02

Com a pandemia do coronavírus, o Governo do Estado por meio da Fundação Araucária, da Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria da Saúde  e da Itaipu, investiu nos últimos  meses mais de R$14 milhões de reais na contratação de bolsistas nas áreas da saúde, para o auxílio do trabalho nas regionais, divisas do estado e em hospitais espalhados nos 399 municípios do Paraná. 

Desde o mês de abril, 1.200 bolsistas atuam em projetos de extensão em diferentes frentes, voltados ao combate e à prevenção da Covid-19. A grande ação envolve profissionais e estudantes da área da saúde, coordenados por professores das universidades estaduais paranaenses e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os projetos integram o Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus. 

Áreas de atuação dos bolsistas 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) são responsáveis pela coordenação de 16 bolsistas que atuam na Central Estadual de Abastecimento do Paraná (Ceasa). 

No Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) atuam estudantes e profissionais da saúde nas cidades de Curitiba e Francisco Beltrão. A ação fortalece o monitoramento de pacientes com sintomas relacionados ao coronavírus, como falta de ar, tosse e dor de cabeça. 

Outra importante área de atuação do programa são as divisas do Estado do Paraná. Os bolsistas atendem caminhoneiros, motoristas e viajantes em 11 pontos de rodovias do Paraná. São realizados testes para Covid-19, testes para detecção de diabetes e hipertensão, além de vacinação contra a gripe e sarampo.  

As atuações nas divisas são coordenadas pelas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e da Estadual do Paraná (Unespar). 

O programa também conta com ações no Laboratório Central do Estado (Lacen), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), nas Regionais de Saúde e no Instituto Médico Legal (IML). 

O trabalho dos bolsistas vem sendo reconhecido até mesmo por órgãos de extrema relevância como: a Justiça Federal do Paraná. O elogio foi enviado por meio de um ofício encaminhado à Fundação Araucária.  

No ofício, os bolsistas: Giovana Maria Vidal (Fisioterapia); Heitor Ribeiro Gonçalves (Enfermagem); Lais Aguiar Engels Rodrigues (Odontologia); Laís Ribeiro Quiles (Fisioterapia); Lucas Raia Tinonin (Fisioterapia); Maiara Naldi Mansano Martins (Fisioterapia); Poliana Salatine Ludwig (Odontologia) e Rafaela Maria de Souza (Fisioterapia), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) receberam cumprimentos pela dedicação e comprometimento no trabalho executado. Eles atuaram na Subseção Judiciária de Jacarezinho/PR, na equipe da 19ª Regional de Saúde, na OAB/Subseção de Jacarezinho, na Procuradoria Federal e na Secretaria Municipalde Saúde da Prefeitura de Jacarezinho.