Brasil sedia a 5ª edição do Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20 13/09/2024 - 16:10

Foi realizado esta semana, o 5º Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20, em inglês Space Economy Leaders Meeting (SELM). O SELM é um fórum internacional que reúne representantes dos países membros do G20 para discutir e promover o desenvolvimento da economia espacial.

Neste ano, o Encontro, sediado pelo Brasil, aconteceu em Foz do Iguaçu com o tema "Economia espacial e mudanças climáticas: desafios e oportunidades". Uma oportunidade única para fortalecer a cooperação global em temas essenciais como inovação tecnológica, sustentabilidade espacial e o uso pacífico do espaço.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, destacou a importância do uso das tecnologias espaciais para enfrentar as mudanças climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico. Ele ressaltou como os dados de satélites e a colaboração internacional podem ajudar a responder a desastres naturais e gerenciar recursos de forma eficiente.

“Os desafios que enfrentamos são globais e exigem soluções globais. Compartilhando conhecimentos, recursos e inovações, podemos transformar a visão de uma economia espacial sustentável em uma realidade que beneficie toda a humanidade”, disse Chamon.

O evento teve como objetivo facilitar o diálogo entre líderes da indústria espacial, governos e organizações internacionais sobre questões-chave relacionadas à economia espacial e ao clima; promover parcerias estratégicas e colaborações entre países e organizações para impulsionar o desenvolvimento sustentável e inovação na economia espacial; e compartilhar melhores práticas, lições aprendidas e casos de sucesso na aplicação de tecnologias espaciais para enfrentar desafios climáticos.

Como parceira em algumas ações realizadas com a AEB, entre elas o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Space, a Fundação Araucária foi uma das instituições apoiadoras do evento representada pela assessora de relações institucionais, Cristianne Cordeiro. “A realização do evento no Paraná foi de grande importância e fortalece nossa parceria na nova ação de serviços, produtos, aplicações e conectividade na área espacial que estamos construindo com o novo arranjo de pesquisa e inovação”, enfatizou Cristianne.

Durante o evento, foram realizadas diversas palestras de especialistas nacionais e estrangeiros. Entre os temas foram discutidas as Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável; a Economia Espacial e Mitigação das Mudanças Climáticas; as Iniciativas Espaciais; e o Engajamento da Indústria.

Fonte: Assessorias da AEB e Fundação Araucária