Bússola da Inovação 11/07/2014 - 14:10

É um projeto que objetiva auxiliar as indústrias do Paraná a crescer e a melhorar a cada ano. Para isso, precisa de informações específicas sobre a inovação no Estado para direcionar iniciativas de apoio às empresas. Iniciativa do Sistema Fiep. O projeto inclui uma pesquisa online onde, após o preenchimento, os respondentes terão acesso a um diagnóstico personalizado do seu processo de inovação e um certificado de participação na pesquisa.

Objetivo: conhecer o status da inovação das indústrias paranaenses e estimular seu desenvolvimento.



Objetivos específicos: obter retratos setoriais e regionais do processo de inovação no estado, subsidiando a elaboração de políticas e programas de incentivo à inovação; identificar variáveis que mais contribuem para a dinâmica da inovação entre as indústrias do Paraná; fornecer às indústrias participantes da pesquisa diagnósticos customizados do processo de inovação, com sugestões e orientações específicas.



Público-alvo: indústrias de transformação paranaenses.



Realização: Observatórios SESI/SENAI/IEL e Centro Internacional de Inovação (C2i).



Cooperação técnica: Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).



Apoio: FIEP e Sindicatos Industriais do Paraná.



Apoio financeiro: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).



Metodologia: um dos diferenciais do projeto é contar com uma plataforma tecnológica que proporcionará um processo investigativo inovador e conteúdo instrucional sobre o tema em forma de animações. Cinco personagens farão a apresentação de conteúdos com o objetivo de sensibilizar empresários e executivos sobre os principais temas que contribuem para a inovação. As indústrias que concluírem a pesquisa receberão um diagnóstico customizado do seu processo de inovação, gerado automaticamente pela plataforma tecnológica com base nas respostas fornecidas. O material será entregue após a finalização do questionário, contendo sugestões e orientações específicas sobre como melhorar o processo de inovação. Além disso, o respondente receberá um certificado de 04 horas, informando sua participação na pesquisa e no processo de sensibilização sobre inovação.



Resultados da pesquisa-piloto e próximos passos: a etapa piloto do projeto foi realizada nos setores de fabricação de produtos alimentícios, de produtos de madeira, de fabricação de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) e confecção de artigos do vestuário e acessórios. No total, foram entrevistadas 103 empresas, 24% delas localizadas em Curitiba e o restante nas demais cidades do estado do Paraná. Essa fase teve como objetivo avaliar o comportamento do instrumento de coleta da pesquisa e as percepções dos empresários sobre o tema do projeto. Para a fase de coleta de dados da pesquisa, o objetivo é obter uma amostra representativa de todos os setores da indústria de transformação do Paraná.

 



Fonte e mais informações: http://www.bussoladainovacao.org.br/



GALERIA DE IMAGENS