CAPES seleciona até dez projetos de pesquisa em parceria com Canadá 18/10/2019 - 14:20

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 27, o Edital nº 21/2019 que trata sobre o Programa CAPES-DFATD entre Brasil e Canadá. Serão selecionados até dez projetos conjuntos de pesquisa, em diversas áreas do conhecimento.

Com um aporte anual de R$ 2.299.735,00, o Programa concederá até três bolsas, por ano, por projeto. Nesse intervalo de doze meses, cada projeto aprovado receberá até R$ R$ 229.973,50. Serão R$ 70.350,00 para custeio de missões de trabalho, R$ 10 mil para os recursos de manutenção de projeto e R$ R$ 149.623,50 para bolsas. O apoio financeiro será repassado ao longo da vigência do projeto.

O objetivo do Programa é fortalecer a cooperação entre as instituições de ensino superior (IES) e de pesquisa do Brasil e do Canadá, fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento dos dois países e a mobilidade de professores e estudantes de pós-graduação no nível de doutorado.

Critérios

Para participar do processo seletivo é preciso estar matriculado no programa de pós-graduação da instituição principal ou associada brasileira participante do projeto, retornar ao Brasil no mínimo seis meses antes da defesa da tese e comprovar o nível de proficiência em língua estrangeira que está especificado no edital. As inscrições vão até 13 de novembro.

Fonte: (Brasília – Redação CCS/CAPES).