CNPq recebe inscrições para Prêmio Destaque 08/08/2014 - 16:00

Até 30 de março de 2015 permanecem abertas as inscrições para o 12° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O objetivo é premiar bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram ao longo do ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final. Ainda destacar as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

Os candidatos inscritos têm a oportunidade de concorrer até R$ 42 mil, além de participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e bolsas de mestrados. Concedido anualmente, o prêmio atende às três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. O prêmio é atribuído em três categorias bolsistas de iniciação científica; de iniciação tecnológica; e mérito institucional.

Categorias e Etapa Nacional

A categoria Bolsista de Iniciação Científica recebe inscrições de bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica); do PIBIC-Af (Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas) e de iniciação científica de quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsa - e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015. Para a categoria bolsista de iniciação tecnológica, o prêmio abre oportunidades para bolsistas do PIBITI (Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico – e bolsistas ITI – Iniciação Tecnológica Industrial do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015.

Na categoria mérito institucional (inscrição automática), o prêmio vai destacar instituições que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e que tenham bolsistas inscritos no prêmio. Para concorrer à “etapa nacional”, deverão se inscritos bolsistas que apresentarem os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no segundo semestre de 2014. Caso a instituição não realize os eventos relacionados, deverá receber as inscrições dos bolsistas e selecionar os melhores relatórios por meio de uma comitê interno de seleção e encaminhar ao CNPq.

A divulgação dos premiados ocorre até 15 de maio de 2015 no endereço www.destaqueict.cnpq.br. Os prêmios têm solenidade de entrega durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2015. O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Outras informações: www.destaqueict.cnpq.br.