CONFAP e CNPq lançam chamada para pesquisadores doutores do Brasil participarem de projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa 29/10/2022 - 00:07
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram nesta quinta-feira, 29/09, a Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022, com o objetivo de apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores do Brasil, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).
A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP, em outubro de 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em novembro de 2021.
Pesquisadores do Brasil com título de doutorado e ativos poderão participar de projetos multidisciplinares na fronteira do conhecimento, fomentados pelo Conselho Europeu de Pesquisa, em países que fazem parte da União Europeia ou associados. Para a chamada de 2022, 945 projetos financiados pelo ERC manifestaram interesse em receber a colaboração de pesquisadores do Brasil.
Modalidades de apoio
As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada (vide listagem abaixo) ou o CNPq irão cobrir as despesas de viagem dos pesquisadores;
Os projetos fomentados pelo ERC poderão cobrir outros custos, como diárias e/ou outros custos diretamente ligados à implementação do projeto coordenado pelo ERC Grantee (Coordenador do projeto financiado pelo ERC).
As propostas aprovadas poderão ser realizadas em um período contínuo ou dividido em visitas curtas. Os pesquisadores continuarão a receber seus salários e/ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas instituições no Brasil.
Confira a lista de FAPs que aderiram à Chamada:
- Fundação Araucária – Paraná;
- FAPAC – Acre;
- FAPDF – Distrito Federal;
- FAPEAL – Alagoas;
- FAPEAM – Amazonas;
- FAPEG – Goiás;
- FAPEMA – Maranhão;
- FAPEMAT – Mato Grosso;
- FAPEMIG – Minas Gerais;
- FAPEPI – Piauí;
- FAPERGS – Rio Grande do Sul;
- FAPERJ – Rio de Janeiro;
- FAPES – Espírito Santo;
- FAPESB – Bahia;
- FAPESC – Santa Catarina;
- FAPESP – São Paulo;
- FAPESPA – Pará;
- FAPESQ – Paraíba;
- FAPT – Tocantins;
- FUNCAP – Ceará;
- FUNDECT – Mato Grosso do Sul;
- FAPERO – Rondônia;
- FAPERR – Roraima.
*Outras FAPs ainda podem aderir à chamada.
Submissão de proposta
As propostas podem ser submetidas até 15 de dezembro de 2022, por meio de cadastro na plataforma do CONFAP (https://sistema.confap.org.br).
Os pesquisadores devem seguir todas as exigências do edital para ter acesso à lista dos projetos fomentados pelo ERC que estão disponíveis para receber pesquisadores do Brasil, incluindo a descrição dos projetos fomentados e contatos dos pesquisadores desses projetos. Algumas FAPs podem ter critérios de elegibilidade específicos que devem ser consultados antes da submissão.
e acesse as orientações para manifestação de interesse e submissão de propostas.
e acesse a íntegra da Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022.
Acesse mais informações sobre como se conectar com uma Equipe ERC: https://erc.europa.eu/manage-your-project/set-and-develop-your-team
Mais Informações
Dúvidas sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail: confap.erc.ia@gmail.com
Cronograma
- Lançamento: 29 de setembro de 2022;
- Prazo para submissão de proposta: 15 de dezembro de 2022;
- Início dos projetos aprovados: a partir do primeiro semestre de 2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Confap.