CTC/PUC-Rio vence pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2016 03/08/2016 - 11:50

Motivado pela falta de uma ferramenta que fosse capaz de ajudar na inspeção de dutos submarinos de produção de petróleo e gás em águas profundas, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) desenvolveu, em parceria com a Petrobras, o projeto “PIG Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize”. Na categoria “Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera”, o projeto foi o grande vencedor do Prêmio ANP 2016, entregue no dia 28 de julho, no Rio de Janeiro, e confere à PUC-Rio o título de tricampeã na categoria. 

 “Os dutos em águas profundas, em especial os do pré-sal, apresentam configurações construtivas que requerem pigs especiais, dada a existência de grandes variações de diâmetro, grandes espessuras em diâmetros pequenos, altas pressões, grandes ranges de temperatura, longos percursos e gás como fluido principal. Daí o grande valor desse estudo para o segmento”, explica Jean Pierre von der Weid, do CPTI (Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção da PUC-Rio) e líder do projeto vencedor, que estava confiante desde o momento da inscrição. Segundo Jean Pierre, a vitória é fruto da inovação ao oferecer uma solução inédita no Brasil e no mundo, já que, até então, estes dutos não podiam ser inspecionados. A premiação é reconhecida como um título de excelência ao incentivar o trabalho de instituições de pesquisa e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a indústria brasileira, reconhecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Os projetos participantes foram beneficiados pela cláusula de pesquisa e desenvolvimento que consta nos contratos de concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural no país. Nos dois últimos anos, a Universidade também foi vencedora com os projetos “Sistema MODA (Sistema de Monitoramento Óptico Direto no Arame)” e “Sistema autônomo de limpeza e inspeção de risers (AURI)”; este último, desenvolvido pela mesma equipe vencedora desse ano. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

GALERIA DE IMAGENS