Câmara de Comércio Brasil-Canadá abre escritório em Curitiba 24/04/2023 - 20:56

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) inaugurou, nesta terça-feira (25), um escritório em Curitiba (PR). O anúncio foi feito durante evento no Museu Oscar Niemeyer – MON e faz parte de uma iniciativa que conta com o apoio do Consulado-Geral do Canadá e do Escritório do Québec, ambos sediados em São Paulo. O Chapter Paraná, em Curitiba, vai promover ações locais e específicas envolvendo empresas e instituições do estado e do Canadá com o objetivo de estimular as relações comerciais e os investimentos bilaterais em diversos setores.

A CCBC está iniciando uma parceria com a Fundação Araucária (FA) que prevê o estabelecimento de trabalhos com instituições canadenses.Durante o evento, a Invest Paraná também fez o anúncio da abertura de um escritório no Canadá, cujo objetivo é promover ações conjuntas com a CCBC para apoiar a internacionalização de empresas paranaenses e atrair investimentos canadenses para a região.

A escolha de Curitiba foi estratégica, já que o estado do Paraná possui forte presença em diversos setores. “Há interesses e prioridades comuns entre o Paraná e o Canadá na adoção de ações e projetos colaborativos e sustentáveis nas áreas de inovação e pesquisa, cultura, educação e relações comerciais. Com a abertura de um escritório em Curitiba, a CCBC quer compartilhar ainda mais a sua expertise por meio de um ecossistema criado especialmente para incentivar e acelerar esse importante networking entre instituições e empresas paranaenses e canadenses”, avalia Paulo de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC.

O escritório da Invest Paraná que será aberto dentro do Brasil Hub da CCBC em Edmonton, na província de Alberta, no Canadá, tem por objetivo facilitar a instalação de empresas paranaenses no Canadá. O Brasil Hub oferece apoio para a abertura de empresas, desenvolvimento de negócios e acesso a programas de inovação e pesquisa no Canadá.

“A Invest Paraná tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do estado por meio do apoio à internacionalização de empresas do nosso estado e da atração de investimentos para a região. A nossa parceria com a CCBC amplia o acesso das empresas do Paraná às oportunidades que o Canadá oferece”, afirma Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná.

A assessora internacional da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios, comentou sobre a importância da parceria com a CCBC. "A parceria entre a FA e a CCBC fortalecerá ainda mais os laços do Paraná com o Canadá por meio da aproximação de nossos ecosistemas de inovação, considerando as áreas prioritárias de desenvolvimento mútuo. Como ação imediata da parceria, realizaremos uma missão para a identificação dos principais atores considerando desde o governo, a academia, a indústria, até organizações não governamentais. Será uma iniciativa de grande relevância para identificarmos e apoiarmos novos hubs de inovação".

Fonte: Assessorias de Comunicação da CCBC e da Fundação Araucária.

Crédito da foto: Divulgação.