Capes divulga inscrições para seleção para Professor Visitante no Exterior 07/02/2019 - 09:50

As inscrições para seleção de candidatos para participar do Programa Professor Visitante no Exterior (PVEx), conforme comunicado da Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Edital Nº 1/2019) estão abertas até 06 de março de 2019. O programa oferece bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado.

O público-alvo são pesquisadores e/ou professores doutores que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa com reconhecida produtividade científica e tecnológica que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas de conhecimento.

O Programa de Professor Visitante no Exterior divide-se em duas categorias de bolsa. A categoria de Professor Visitante no Exterior Júnior, destina-se a professores ou pesquisadores, com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, institutos ou centros de pesquisa do Brasil, que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento, com titulação obtida há, no máximo, dez anos, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo. A categoria Júnior proporciona oportunidade de aprofundamento de estudos e pesquisas para professores e pesquisadores em fase de consolidação acadêmica, com vínculo institucional.

Objetivos e Bolsas

Os objetivos do programa são incentivar a criação de parcerias e o início de uma consolidação de uma rede de pesquisa internacional existente; contribuir para o estabelecimento e manutenção do intercâmbio científico por meio de contínua formação dos docentes e pesquisadores inseridos nas diversas áreas de pesquisa no país; desenvolver os centros de ensino e pesquisa brasileiros com o retorno dos pesquisadores; e ampliar o nível de colaboração e de publicação conjuntas entre os pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. Também visa ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência; mar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira; e promover o aprimoramento dos docentes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e centros de pesquisas brasileiros.

A Capes oferece bolsa aos doutores brasileiros e residentes no Brasil, como forma de desenvolvimento e aprimoramento da capacidade nacional em pesquisa, tecnologia e inovação. O Edital visa à concessão de até 150 bolsas de Professor Visitante no Exterior, sendo 75 para cada categoria do programa, levando em consideração o resultado final do respectivo processo seletivo. Quanto à duração da bolsa, será definida com base no período aprovado pelas instituições de origem e destino em consonância com cronograma de execução do projeto proposto, devendo simultaneamente, respeitar os limites de no mínimo quatro meses e no máximo 12 meses.

O resultado preliminar da seleção será divulgado a partir de 20 de maio de 2019 no Diário Oficial da União (DOU) e na página do Programa (www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-professor-visitante-no-exterior) com a relação de todos os recomendados dentro do quantitativo de vagas considerando a priorização realizada nos comitês científicos.

A parir de 17 de junho de 2019, ocorre a divulgação do resultado final da seleção no Diário Oficial da União (D.O.U), na página eletrônica da Capes  e por meio de correspondência eletrônica enviada ao candidato solicitando a confirmação de interesse e os documentos que serão necessários para a concessão da bolsa. A desistência por parte de candidato aprovado no processo seletivo deve ser informada pelo link linhadireta.capes.gov.br, no prazo máximo de 10 dias após a divulgação do resultado final.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente por meio eletrônico, no endereço do Programa na página da Capes. O Início dos estudos no exterior será de setembro a dezembro de 2019.

Para informações adicionais sobre questões como requisitos para inscrição; documentação exigida; bolsas; e seleção/etapas, os interessados devem acessar o endereço: www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/04022019_Edital_01_2019_PVE.pdf

Fonte: (Brasília – CCS/CAPES).