Cine-Teatro Ouro Verde, patrimônio do Paraná, será reconstruído 22/08/2013 - 10:00

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (21/08), no Palácio Iguaçu, o edital de licitação para a reconstrução do Cine-Teatro Ouro Verde, em Londrina, destruído por um incêndio em fevereiro de 2012. A assinatura do documento foi acompanhada pela reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. A obra está orçada em R$ 16 milhões, que serão liberados pelo governo estadual por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Depois de iniciada a reconstrução, o prazo para conclusão do prédio é de 18 meses.

Patrimônio arquitetônico de Londrina, o Ouro Verde foi inaugurado em 1952 e adquirido pela UEL em 1978. “Essa é uma demonstração de respeito à história e cultura do povo paranaense. Não medimos esforços para que a reconstrução do Teatro Ouro Verde, que representa muito para nós, fosse concretizada o quanto antes”, disse o governador. Richa lembrou que quando era criança por diversas vezes foi ao teatro pela escola.

PROJETOS – Nádina Moreno entregou a Richa fotos e documentos que mostram as ações adotadas pela Fundação de Apoio à Universidade Estadual de Londrina (Fauel) para reconstrução do teatro. “Agradecemos o empenho pessoal do governador que não mediu esforços para a reconstrução do Ouro Verde, que é parte da história de Londrina. Graças à coesão de trabalho de diversos setores temos a certeza que o teatro voltará aos paranaenses no mínimo tempo possível”, disse a reitora.

O projeto arquitetônico de reconstrução foi feito em parceria pela UEL e o Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon) Norte. O presidente da entidade, Gerson Guariente, explicou como foi a elaboração do projeto. “Convidamos todos nossos associados para desenvolvermos esse audacioso trabalho, que deu mais agilidade e redução de R$ 4 milhões no preço da obra. É a oportunidade de devolver um pouco o que o Paraná nos deu como profissionais”, disse ele.

“A reconstrução desse imóvel é a preservação da história do Paraná que foi vivida e escrita dentro desse patrimônio”, afirmou Guariente. Como o imóvel do teatro Ouro Verde é tombado como patrimônio histórico, os projetos elétrico, hidráulico seguem as normas definidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

HISTÓRIA – O Ouro Verde é parte da história de Londrina. Está na lembrança dos pioneiros que, no rastro da cultura do café, desbravaram fronteiras agrícolas que trouxeram prosperidade à região. O teatro funcionava apenas como sala de cinema. Em 1978, foi comprado pela Universidade Estadual de Londrina. A partir dos anos 1980, começou a abrigar o Festival Internacional de Londrina (Filo), mostra de teatro com espetáculos reconhecidos pela crítica. O projeto arquitetônico foi de Vilanova Artigas, nome de destaque na arquitetura moderna brasileira.

“Todos nós londrinenses, inclusive o governador, já vivenciamos algum momento marcante da vida dentro desse teatro, que nos faz muita falta”, disse o prefeito Londrina, Alexandre Kireeff. “Seremos sempre parceiros de um Estado que investe nos municípios e preserva a história do seu povo,”, afirmou.
O evento, que foi realizado no salão nobre do Palácio Iguaçu, contou com a presença de deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários de Estado e de entidades representativas da sociedade, como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e a Sociedade Rural do Paraná.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná