Comissão Europeia lança Prêmio Eic Horizon para alerta precoce de epidemias 05/06/2018 - 14:10

A Comissão Europeia anunciou no dia 26 de abril concurso com premiação de 5 milhões de euros para proposta que apresentar melhor solução na criação de um sistema de alerta antecipado para a prevenção de surtos de doenças transmitidas por vetores como malária, zika, dengue ou febre amarela. As inscrições poderão ser feitas através do site, até o dia 1º de setembro de 2020.

Lançado por Carlos Moedas, Comissário de Investigação, Ciência e Inovação, na Bulgária em 2017, durante o 3º Seminário Científico Anual do Centro de Conhecimento em Gestão de Risco de Desastres, o concurso é um dos seis Prêmios Horizon do Conselho Europeu da Inovação (EIC), e fazem parte do programa piloto do Conselho Europeu da Inovação, no âmbito do Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da União Europeia.

“Todos os anos há mais de um milhão de mortes por doenças transmitidas por vetores em todo o mundo. Seu impacto social é significativo, causando incapacidade, estigmatização e exacerbando a pobreza. Este prêmio da EIC será um estímulo para que cientistas inovadores encontrem soluções que ajudem a evitar futuros surtos e melhorarem a qualidade de vida das pessoas”, alerta Carlos.

É necessário que as propostas apresentem a melhor solução na gestão eficaz de grandes volumes de dados para melhorar a funcionalidade de “alerta precoce” de qualquer sistema que vise mitigar epidemias relacionadas a doenças transmitidas por vetores, uma vez que o potencial total de combinar todos os dados disponíveis ainda não foi aproveitado e soluções inovadoras são necessárias para permitir o uso e a exploração mais ampla do sistema no combate as epidemias.

“Tais soluções não apenas ajudariam a melhorar a “prontidão” e a resposta relacionada aos surtos de doenças transmitidas por vetores, mas também promoveriam a criação de um mercado de soluções digitais no domínio dos riscos ambientais e de saúde climática”, complementa Moedas.

De acordo com a chamada, as doenças transmitidas por vetores são causadas por vírus, bactérias e parasitas transmitidos por organismos vivos, como insetos, e respondem por mais de 17% de todas as doenças infecciosas. A globalização das viagens e do comércio, a urbanização não planejada e os desafios ambientais, como as mudanças climáticas, estão causando um impacto significativo na transmissão de doenças.

A solução vencedora deverá fornecer a capacidade de alertar antecipadamente a ocorrência de um surto e apoiar os esforços na eliminação dos agentes contaminantes e ajudar a mitigar o impacto de doenças infecciosas em escalas local, regional e global.

O prêmio será concedido para o desenvolvimento de um protótipo de sistema de aviso prévio escalável, confiável e econômico, usando dados do Programa Copernicus e do Sistema Global de Sistemas de Observação da Terra (GEOSS), bem como dados epidemiológicos e outros tipos de dados localizados geograficamente e dados socioeconômicos. Além disso, as informações climáticas podem ser usadas para monitorar e prever a distribuição das doenças infecciosas e suas respectivas tendências de longo prazo.

O Programa

O Programa de Trabalho do Horizonte 2020 para o período de 2018 a 2020, publicado em 27 de outubro de 2017, possui um orçamento de 2,7 bilhões de euros.

Os Prêmios EIC Horizon são particularmente ambiciosos, pois espera-se que desencadeiem inovações em áreas onde relevantes problemas sociais precisem ser resolvidos. Esses prêmios exigem soluções inovadoras que demonstrem sua viabilidade ou potencial para que seja possível levá-los rapidamente ao mercado.

Critérios de elegibilidade

O prêmio será concedido, após o encerramento do concurso, ao(s) competidor(es) que, na opinião do júri, demonstrarem uma solução que melhor atenda aos seguintes critérios cumulativos.

– Capacidade operacional e integração de dados;

– Implementação prática dentro de uma comunidade afetada;

– Escalabilidade e sustentabilidade do conceito de alerta precoce;

– Foco na demonstração tecnológica europeia.

O concurso está aberto a todas as pessoas jurídicas (ou seja, pessoas físicas ou jurídicas, incluindo organizações internacionais) ou grupos de pessoas jurídicas.

Acesso o site e participe!

Fonte: Abpti / Incobra.