Confap e Consecti reivindicam mais apoio e fórum nacional 12/09/2013 - 10:00

Durante o Fórum do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de MCTI (Consecti), que aconteceu nos dias 10 e 11/09 em Campo Grande (MS), o presidente do Confap, Sérgio Gargioni, ressaltou que a maioria das fundações estaduais recebe 1% do orçamento dos respectivos governos estaduais, resultando em um investimento global de R$ 2,5 bilhões por ano, mas que o valor ainda atende as demandas do setor.

Gargioni reivindicou mais apoio e acrescentou que algumas autoridades estaduais e federais ainda não se sensibilizaram que o excesso de controle gera custos e que investir em ciência, tecnologia e inovação vale a pena. O presidente do Consecti, Jadir Péla, complementou que é preciso dar mais liberdade à execução das ações das instituições da área. Também destacou algumas realizações do Consecti como a aproximação com o setor empresarial, a elaboração do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a integração com outros países no setor de tecnologia.

“Como desenvolver o país por meio da Inovação” foi o tema abordado, em uma das palestras, pelo gerente de marketing corporativo da 3M, Luíz Eduardo Serafim. A 3M é uma empresa global de tecnologia que apresenta soluções inovadoras para as necessidades do dia a dia. “Inovação para a 3M é a aplicação prática da criatividade”, destaca Serafim. De acordo com o gerente de marketing corporativo, criatividade é pensar em coisas novas, invenção é transformar em realidade e inovação é tornar comercialmente viável e dar retorno a todos, criando valor.

“Em geral, ofertas são o que as empresas querem e sabem fazer, não o que os clientes precisam, por isso, elas declinam”, afirma Serafim. Para ele, o grande desafio de se manter em contínua evolução é gerar valor, ou seja, inovar sempre. Priorizar segmentos e entender o mercado e os clientes é fundamental.

Segundo Serafim, para inovar é preciso ter foco, priorizar o que é realmente importante, ter disciplina na Execução de Projetos e Competências Multidisciplinares. As parcerias também são fundamentais para o processo, por isso governo, empresas, academia e entidades formam Redes de Colaboração, tão importantes para que a inovação seja uma realidade.

Fonte: Equipe Mídia Ciência – Fundect

GALERIA DE IMAGENS