Conselho Superior aprova planejamento de trabalho para 2025 da Fundação Araucária 28/11/2024 - 11:53
Em reunião realizada, nesta quarta-feira (27), o Conselho Superior da Fundação Araucária aprovou o planejamento de trabalho da Instituição para 2025, que envolve três grandes grupos estratégicos: ações estruturantes incluindo programas e projetos históricos, projetos especiais e de inovação e os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs). Os investimentos para o próximo ano servirão para implementar cerca de 60 ações de um portfólio de demanda contendo 143 ações.
A diretoria da Fundação Araucária também fez uma breve apresentação das ações em andamento de 2024 com destaque para o novo recorde histórico no número de bolsas concedidas. De acordo com o relatório parcial apresentado, até o final do mês de setembro, foram concedidas 7.453 bolsas de pesquisa e extensão ultrapassando as 5.106 bolsas concedidas durante todo o ano de 2023.
“Com este novo recorde histórico, reafirmamos nosso compromisso em apoiar pesquisadores desde a iniciação científica até a pós-graduação. Algo possibilitado pelo crescente apoio do Governo do Estado”, destacou o presidente da Fundação Araucária Wahrhaftig.
Até o mês de setembro, foram lançados 57 programas, sendo 21 chamadas públicas e 36 processos de inexigibilidade.
Planejamento - O diretor de ciência, tecnologia e inovação da Araucária, Luiz Márcio Spinosa, ressaltou que o planejamento de ações para 2025 continua seguindo as diretrizes do Governo do Estado, do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia e da Fundação Araucária.
“Modificamos um pouco a construção do planejamento de trabalho para o próximo ano, em função do aumento de recursos que tivemos, repassados pelo Governo do Estado. Também vimos a necessidade de formalização da integração das ações conjuntas com as Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Fundação Araucária. Para isso, realizamos dois encontros para a definição de ações que faremos em conjunto”, explicou o diretor.
O presidente do Conselho Superior da Fundação Araucária e secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, destacou que a reunião orienta a continuidade do trabalho da Fundação em favor do sistema de ciência e tecnologia do Paraná.
“Houve contribuição do Conselho Superior na construção do Plano de Trabalho o que mostra o caráter democrático de gestão das políticas de ciência e tecnologia, inclusive, a gestão da Fundação Araucária com os conselhos atuantes na definição das estratégicas e das prioridades com as quais a Fundação deve se comprometer”, ressaltou.
Ainda durante a reunião desta quarta-feira (28), o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza, tomou posse no Conselho Superior da Fundação Araucária como representante das Instituições de Pesquisa no Paraná.