Conselho Superior da Araucária aprova plano de trabalho da nova gestão

24/04/2019 - 15:00

O Conselho Superior da Araucária realizou, nesta quarta-feira (24), a segunda reunião de 2019 na qual foram aprovadas a prestação de contas de 2018, as ações em andamento e as diretrizes de gestão 2019/2022. Esta foi a primeira reunião presidida pelo novo diretor geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona.

“Estamos com uma expectativa muito grande em relação ao plano de trabalho da nova diretoria da Fundação que está na mesma linha do que o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem apontado como prioridade para este Governo, que é fazer do Paraná o estado mais moderno e inovador do país”, destacou Aldo.

Durante a apresentação dos dados, o presidente Ramiro Wahrhaftig e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Araucária, Márcio Spinosa, ressaltaram a importância de manter o plano de trabalho elaborado pela gestão anterior da Fundação, editais em andamento e outros já previstos.

“Mantivemos os programas e vamos trabalhar para que tenhamos um Paraná mais Inovador. É uma estratégia do Governo do Estado e vários setores estão atuando fortemente em prol da inovação. Pretendemos apoiar o desenvolvimento das startups que são fundamentais para atingir estes objetivos”, afirmou o presidente da Araucária.

Spinosa destacou, entre as diretrizes de gestão, desenvolver um ambiente de inovação para a criação de riqueza e bem-estar. “Precisamos promover os ecossistemas de inovação regionais, nos utilizando deste potencial de ativos que já existem nas universidades e institutos de pesquisa para gerar, pelo viés da inovação, novos negócios. Para isso é fundamental que tenhamos uma participação mais ativa da sociedade demonstrando suas necessidades”, enfatizou o diretor.

O presidente da Araucária, lembrou ainda que o grande desafio desta gestão é captar novos recursos em nível estadual e federal, para viabilizar os novos programas. Ao parabenizar a nova gestão da Araucária, os conselheiros demonstraram boa expectativa em relação à proposta de trabalho apresentada durante a reunião.

“Eu fico muito feliz que a nova gestão dê continuidade ao importante trabalho que já vinha sendo realizado, com uma nova visão de ação em rede e gestão compartilhada”, afirmou Florindo Dalberto representante das instituições de pesquisa do Paraná.

O conselheiro Júlio César Félix, da comunidade tecnológica, desejou sucesso à nova diretoria. “Percebemos que é uma proposta de trabalho muito sólida que passa credibilidade, com este olhar para o futuro, necessário para que o sistema de tecnologia e inovação do estado avance ainda mais.” Os conselheiros também sugeriram a ampliação dos programas de apoio à internacionalização.