Desenvolvimento regional na visão de pesquisadores paranaenses 10/08/2011 - 15:40

Docentes no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste Toledo) participaram de livro organizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

A coletânea intitulada “Desenvolvimento Regional: Discussões e Reflexões” foi editada pela Editora da Universidade Federal de Pelotas e lançada em julho de 2011 na cidade de Santa Maria (RS). Organizada pelos professores Dieter Rugard Siedenberg (UNISC), Fernando do Nascimento Lock (UFSM) e Josirene Candido Londero (UNISC), a coletânea tem como objetivo abordar as dimensões social, ambiental e econômica do desenvolvimento estabelecendo entre elas a estreita relação e o necessário equilíbrio do que se entende por este processo. Assim, os esforços realizados em cada uma das contribuições determinam diferentes perspectivas do desenvolvimento, interpretado ao modo de ver de cada pesquisador.

O capitulo escrito pelo professor Moacir Piffer, intitulado “A Face Institucional do Desenvolvimento Regional”, trata do papel das instituições na regulação e fortalecimento da base econômica regional. Explorando as idéias de Douglass North, o professor Moacir Piffer discorre sobre a sinergia entre os fatores econômicos, políticos, culturais e sociais, coordenados por uma matriz institucional que fortalece a união dos atores locais. O resultado da interação da matriz institucional com o processo de desenvolvimento é a formação do capital social. As inter relações, a confiança e a organização entre os atores locais vão configurar a matriz institucional, elemento articulador da dinâmica da base econômica, dentro do processo de desenvolvimento regional.

Já o capitulo escrito pelo professor Jandir Ferrera de Lima, intitulado “A Face Obscura do Desenvolvimento Regional”, trata do subdesenvolvimento. Para o autor, o processo de desenvolvimento regional reflete a dialética sócio espacial das relações entre os indivíduos e a estrutura de produção para manter uma dinâmica que se reflete na ampliação da acumulação de capital e no fortalecimento da polarização. Para o autor, o espaço se transforma estimulado pelo modo de produção e as ações da coletividade, porém, essa interação entre espaço, modo de produção e coletividade nem sempre conduz ao pleno desenvolvimento das regiões.

O livro conta ainda com a colaboração de professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil e está a venda no site da Editora e Gráfica Universitária da Universidade Federal de Pelotas (http://prec.ufpel.edu.br/livraria).