Dez soluções para fortalecer as cadeias da sociobiodiversidade na Mata Atlântica receberão apoio de mais de R$ 2 milhões 29/09/2023 - 05:15

Dez soluções inovadoras voltadas ao fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade na região da Mata Atlântica (Paraná, sul de São Paulo, norte de Santa Catarina e 17 municípios do Rio de Janeiro) receberão apoio financeiro de mais de R$ 2 milhões para serem desenvolvidas a partir de 2024, com prazo de execução entre 12 e 24 meses. A seleção foi realizada ao longo de 2023 pela Teia de Soluções, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que reúne diferentes processos de cocriação, mentoria e seleção de propostas com o objetivo de encontrar alternativas concretas para desafios ambientais.

As dez ações contempladas na Mata Atlântica são focadas em contribuir para a ampliação do impacto socioambiental positivo na região e ecossistemas associados, buscando eficiência nos processos e agregando o valor de mercado às cadeias da sociobiodiversidade. Os recursos serão aplicados pela Fundação Grupo Boticário e Fundação Araucária, com apoio da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“A Mata Atlântica, além de ser uma das áreas mais ricas em biodiversidade, também apresenta inúmeras oportunidades de produtos e serviços da sociobiodiversidade, com a possibilidade de gerar trabalho e renda para as comunidades tradicionais e fortalecer a manutenção da floresta em pé. No entanto, ainda existem muitos gargalos para o desenvolvimento das cadeias produtivas, por isso que ações como esta Chamada são de fundamental importância para a resolução desses gargalos e fortalecimento da iniciativa”, analisa o diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação, Luiz Márcio Spinosa.

Entre as soluções que serão executadas na Mata Atlântica estão a do Laboratório de Novos Negócios da Floresta, que busca desenvolver novos produtos que fortaleçam a economia regenerativa do bioma, apoiando a estruturação de empreendimentos locais e estimulando a demanda de matéria-prima com valor agregado, gerando negócios que resultem na conservação e regeneração; e a da Rede Chauá de Diversidade na Restauração Ecológica, que visa mitigar problemas na base da cadeia de restauração da floresta com Araucária, ajudando a recompor o ecossistema e combatendo a baixa variabilidade genética e escassez de plantas no mercado.

“Os projetos selecionados nos deixaram muito satisfeitos. Eles são capazes de fortalecer as cadeias dos produtos e serviços da sociobiodiversidade brasileira e de trazer melhorias duradouras para a conservação da natureza, a partir das características e potencialidades de cada bioma. Além disso, são inovadores e podem ser replicáveis em outras regiões”, comenta a gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Marion Silva.

Cerrado de Goiás e Zona Costeira da Bahia

Além das soluções na Mata Atlântica, esta edição da Teia de Soluções, a Chamada Produtos e Serviços da Natureza, selecionou outras 11 iniciativas – sendo seis no Cerrado de Goiás (com desafio de fortalecer as cadeias produtivas de frutos nativos da região do Cerrado) e cinco na Zona Costeira da Bahia (com objetivo de agregar valor às cadeias dos produtos e serviços sustentados pela Zona Costeira da Bahia, conservando a biodiversidade). Todas terão entre 12 e 24 meses para serem executadas. Nessas duas regiões, o processo teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), respectivamente. No total, foram recebidas 152 propostas de todo o Brasil. Dessas, 63 participaram da fase de mentoria e detalhamento. Agora, as 21 indicadas e aprovadas nas três regiões passarão pela etapa de documentação para se tornarem aptas a receber os recursos.

No Cerrado de Goiás, as iniciativas terão apoio de até R$ 1 milhão (FAPEG e Fundação Grupo Boticário); e na Zona Costeira da Bahia, de cerca de R$ 750 mil (FAPESB e Fundação Grupo Boticário).

São considerados produtos e serviços da natureza aqueles gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares. Devem promover a manutenção e a valorização de práticas e saberes, e assegurar direitos, gerando renda e promovendo a melhoria da qualidade de vida e do ambiente local.

A relação detalhada das soluções contempladas está disponível neste endereço: https://chamada.teiadesolucoes.com.br/solucoes.htm

Fonte: Assessorias de Comunicação das Fundações Araucária e Grupo Boticário.