Diretores do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC) - Índia – visitam a infraestrutura tecnológica do Estado 02/09/2024 - 06:44
A agenda no Brasil com representantes do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), instituição indiana que é referência em pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia, foi encerrada na última sexta-feira (30). Na agenda, foram realizadas diversas reuniões com players e cidades diferentes, com empresas, ecossistemas de inovação, pesquisadores para todos poderem conhecer o C-DAC e como pode ser construída essa cultura no Paraná.
A Comitiva Indiana foi recebida no primeiro dia no Paraná pelo governador Ratinho Júnior e pelo Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo a Fundação Araucária. Nos dias 20 e 21, os representantes do C-DAC visitaram alguns pontos estratégicos de Londrina como: a Prefeitura, a empresa TCS, a EMBRAPA, a Universidade Estadual de Londrina, o SINDUSCON, o IDR, a Sociedade Rural com o objetivo de conhecer o Museu e a parceria com a Índia no melhoramento genético bovino da raça Gyr e Zebu e o SEBRAE.
Nos próximos dias a agenda continuou também fora do Paraná, em Brasília, e nos seguintes locais: reuniões com a SERPRO, com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, com o Ministério das Relações Exteriores, com a Dataprev (TBC) e com a Embaixada da Índia no Brasil.
“Essa parceria e trabalho como C-DAC englobam três linhas diferentes: uma rede dentro das universidades para impulsionar pesquisa, uma outra de educação, pois de nada adianta termos supermáquinas se não tivermos o conhecimento para operá-las e usufruir o potencial que elas possuem, e a terceira é uma máquina que pode ser usada pelo poder econômico, por outras universidades e para quem realmente precisar. Assim fechamos um ciclo e colocamos o Paraná no trilho do desenvolvimento, da produção de conhecimento, da tecnologia e no futuro”, destacou a assessora de relações institucionais da Fundação Araucária - Cristianne Cordeiro - uma das responsáveis pela articulação de toda agenda com a comitiva indiana.
PARCERIA – Os representantes do C-DAC estiveram no Paraná para conhecer as estruturas para implantação de uma rede de supercomputadores nas universidades estaduais, fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Centro firmada em abril deste ano, quando o governador esteve em missão na Índia.
O memorando de entendimento assinado na ocasião prevê a transferência de tecnologia indiana para que a montagem dos computadores de alto desempenho (HPC) seja feita no próprio Estado. Com alta capacidade de processamento de dados, essas máquinas permitem avançar nas pesquisas em áreas como bioinformática, agricultura de precisão, genômica e inteligência artificial. O pesquisador sênior da Fundação Araucária, Jorge Edson Ribeiro foi um dos responsáveis por iniciar a conversa com o centro indiano, que já rendeu a aquisição de um primeiro supercomputador que foi instalado em 2021 na UEPG, para servir como uma prova de conceito do projeto.
Fotos: Divulgação.