Diretoria da Araucária recebe comitiva da Região Sudoeste 05/04/2019 - 18:50

O presidente Ramiro Wahrhaftig e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Araucária, Márcio Spinosa, receberam nesta sexta-feira (5) uma comitiva de representantes de prefeituras, universidades, incubadoras, centros de inovação e Sebrae do Sudoeste do estado para discutir estratégias de inovação para a região.

Ao destacar o expressivo número de doutores existentes no Paraná, 16 mil em instituições públicas e privadas de ensino, o presidente ressaltou a importância de aproximar esse ativo do setor produtivo da região. “Precisamos construir um empreendedorismo de oportunidades, não apenas focar no empreendedorismo por necessidade que é o que temos atualmente.” 

O professor Spinosa apresentou a proposta de gestão 2019/2022 da Araucária, ressaltando que a ideia central é a partir das demandas de cada região o Estado construir uma estratégia de inovação junto com a sociedade, num processo de cocriação e cogestão. Também foi discutida a necessidade de apoiar a preparação do estado para a transformação digital. 

“A proposta desta gestão da Araucária tem como ponto de partida o Plano de Governo que vai priorizar o desenvolvimento do estado por meio da inovação. Para isso precisamos reorganizar os ecossistemas de inovação do Paraná, considerando o potencial das universidades, das empresas e do governo e da sociedade civil organizada num esforço conjunto para a criação de emprego e renda”, afirmou Spinosa.  

A expectativa do gestor de projetos de startups e inovação da regional sul do Sebrae, Elizandro Ferreira, é conseguir potencializar as ações que já são desenvolvidas e apoiar a Araucária nesta interiorização das ações da Fundação. “Acho fundamental que a proposta da Araucária esteja alinhada ao Plano de Governo do Estado porque não se faz nenhum movimento sem o apoio do poder público. Com essa convergência de esforços público e privado vamos avançar bastante no processo de inovação do Paraná nos próximos quatro anos”, disse. 

O professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Dois Vizinhos, Alfredo Gouvea, elogiou a iniciativa da Araucária em reunir representantes de diferentes instituições do Sudoeste para discutir as demandas e propostas de inovação para a região. “Esta abertura para termos editais focados nas demandas da nossa região é muito importante para avançarmos porque, muitas vezes, a universidade é lenta para focar esta tendência de elaborar projetos de inovação, por isso é preciso estimular a cultura de inovação inclusive em sala de aula”, ressaltou. 

Novas reuniões devem acontecer para concretizar as ideias discutidas neste primeiro encontro.

GALERIA DE IMAGENS