Divulgado o resultado da 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria de Economia Azul Sustentável 11/04/2025 - 22:18
A Parceria de Economia Azul Sustentável publicou o resultado da sua 2ª Chamada Transnacional Conjunta (2024-2025), lançada em fevereiro do ano passado, no âmbito do Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, Horizon Europe. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que integram o consórcio com o tema SEANERGIES – “Cell-cultured octopus production through sustainable marine biomass valorization” e tiveram suas propostas aprovadas, receberão fomento da Fundação Araucária.
Com o tema “Caminhos unificados para uma economia azul com impacto neutro no clima, sustentável e resiliente: envolvimento da sociedade civil, do meio acadêmico, de políticas e da indústria”, a chamada integra a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e conta com a participação e o cofinanciamento de agências de fomento de 25 países, além da União Europeia. O orçamento total disponível para a chamada é de aproximadamente 40 milhões de euros.
Ao todo, a chamada recebeu 110 propostas de consórcios transnacionais de pesquisa. Foram aprovados 24 consórcios, sendo seis com a participação de pesquisadores do Brasil, que receberão fomento de seis Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada. São elas: Fundação Araucária (Paraná); Facepe (Pernambuco); Fapergs (Rio Grande do Sul); Faperj (Rio de Janeiro); Fapesc (Santa Catarina) e Fapesp (São Paulo).
O início dos projetos está previsto para início entre maio e agosto de 2025, com implementação e execução por 36 meses até abril/agosto de 2028.
Acesse o resultado geral publicado no site da Parceria de Economia Azul Sustentável: https://bluepartnership.eu/news/24-projects-selected-partnerships-second-funding-round-sustainable-ocean-economy
Confira abaixo os consórcios de pesquisa aprovados com participação de pesquisadores do Brasil, que receberão fomento das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada:
AlgFlavor – “Enhancing algal biomass consumer acceptance for food markets”.
- Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que integram o consórcio receberão fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
BilgeUP – “Upcycling of bilge water into biobased solutions for ghost-fishing and oil-spilling”.
- Pesquisadores do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) que integram o consórcio receberão fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE).
ReSEAlience – “Unlocking the Potential of Seaweeds and Halophytes through Biorefinery for Enhanced Resilience in the Aquaculture Agri-Food and Chemical Industries”.
- Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que integram o consórcio receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que integram o consórcio receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
ROMEO – “Smart Online Multisensory system for microplastic quantification and water quality assessment”.
- Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) que integram o consórcio receberão fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
SEAlgaePower – “Sustainable development of microalgae-based products using waste streams from aquaculture and seafood processing industry as feedstock”.
- Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) que integram o consórcio receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
SEANERGIES – “Cell-cultured octopus production through sustainable marine biomass valorization”.
- Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que integram o consórcio receberão fomento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP.