Divulgado resultado de avaliação de bolsistas de produtividade do CNPq 23/08/2013 - 10:34

Foi divulgado o resultado da reunião geral de avaliação de Bolsistas de Produtividade (PQ), realizada em abril. A partir deste mês, 1.738 bolsas, avaliadas de forma positiva pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), terão progressões de nível, das quais 908 do nível 2 para o nível 1. Na reunião geral, os comitês tiveram a oportunidade de avaliar os Currículos Lattes de todos os bolsistas PQ do CNPq, identificando aqueles com potencial para a progressão.

O nível 1 é reservado para candidatos que tenham mostrado excelência continuada na produção científica e na formação de recursos humanos, e que liderem grupos de pesquisa consolidados. O perfil deste nível de pesquisador deve, na maior parte dos casos, incluir aspectos adicionais que mostrem uma significativa liderança dentro da sua área de pesquisa no Brasil e capacidade de explorar novas fronteiras cientificas em projetos de risco. Além disso, os bolsistas devem ter, no mínimo, oito anos de doutorado por ocasião da implementação da bolsa.

Espera-se, ainda, que esses pesquisadores tenham gradual inserção nacional e internacional, por meio de palestras e assessorias ad hoc a revistas nacionais e internacionais e de órgãos de financiamento à pesquisa, bem como envolvimento em atividades de gestão científica, incluindo a organização de eventos, participação em comitês assessores estaduais ou nacionais, sociedades científicas, revistas científicas, assessoria de órgãos de governo estaduais ou nacionais, e conferências proferidas a convite e/ou em plenárias de congressos.

Produtividade em pesquisa - A bolsa PQ é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e critérios específicos, de acordo com cada Comitê de Assessoramento. O pesquisador deve possuir o título de doutor ou perfil científico equivalente; ser brasileiro ou estrangeiro com situação regular no país; dedicar-se às atividades constantes de seu pedido de bolsa. Pode ser aposentado, desde que mantenha atividades acadêmico-científicas oficialmente vinculadas com instituições de pesquisa e ensino. As bolsas têm duração de 36 a 60 meses, de acordo com o enquadramento do pesquisador.

Saiba mais sobre as modalidades de bolsas do CNPq no link http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13