Ecoinovação: essencial no desenvolvimento da sustentabilidade ambiental 12/08/2013 - 10:20

Estudos que trabalham a interseção entre a inovação e a sustentabilidade ambiental ainda são incipientes, resultando em incertezas teóricas, metodológicas e políticas. Trabalhos nessa linha tratam das ecoinovações, definidas como inovações com ênfase no desenvolvimento sustentável, resultando, em todo o ciclo de vida, na redução de riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos da utilização dos recursos, em comparação com alternativas existentes.


Centrado na mudança para o paradigma da tecnologia ecoinovadora nas organizações, considerando-se a inovação como essencial no desenvolvimento da sustentabilidade ambiental, a Pesquisa Continuada na área de Gestão da Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade vem desenvolvendo estudos e pesquisas relacionadas à gestão da inovação e sustentabilidade, nas dimensões tecnológica e organizacional, bem como em diversos contextos socioambientais.


Especificamente, são desenvolvidos trabalhos de pesquisas que tratam dos processos de gestão de ecoinovações organizacionais e tecnológicas; análises de impactos, difusão, políticas e estratégias de ecoinovação; aspectos relacionados à inovação e sustentabilidade ambiental, social e econômica; e transferência de tecnologias ecoinovadoras.



Com início em fevereiro de 2012 e previsão de término em janeiro de 2015, as atividades desenvolvidas neste projeto de pesquisa, coordenado pela professora Marlete Beatriz Maçaneiro, do departamento de Secretariado Executivo, fazem parte da linha de Estratégia e Sustentabilidade, do Grupo de Pesquisa e Estudos em Estratégia Organizacional da Unicentro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicentro

GALERIA DE IMAGENS