Eleição da Reitoria consolida criação da Unespar 07/12/2012 - 14:10

O resultado da eleição que definiu a reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi aprovado em reunião na terça-feira, dia 4, no campus de Campo Mourão da instituição. Os integrantes do Conselho Universitário apreciaram os dados divulgados pela comissão eleitoral e aprovaram por unanimidade a consulta eleitoral.

De acordo com o resultado, o primeiro reitor eleito da Unespar é o diretor do campus de Campo Mourão, professor Antonio Carlos Aleixo, e o vice-reitor é o diretor do campus de Paranavaí, professor Antonio Rodrigues Varela Neto. A chapa Unespar Para Todos venceu o processo com 70,01% dos votos. Enquanto a chapa Unidade na Diversidade atingiu 26,55%.

Na avaliação do presidente da Comissão Eleitoral, professor Geraldo Henrique Torres Lima, a apuração foi rápida e além dos regulamentos elaborados pela instituição, algumas decisões tiveram como base a legislação eleitoral brasileira.

A reunião do Conselho Universitário foi presidida pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, que também responde como reitor pro tempore da universidade. Para ele, o processo eleitoral foi tranquilo e vem legitimar a instituição. “A Unespar sai fortalecida nesse processo”, afirmou. Solicitou ainda que todos se integrem aos eleitos, pois serão quatro anos de muito trabalho. “Não é trabalhar com o grupo vencedor, mas com a Unespar”, reforçou.

De acordo com Leal, o processo de implantação da Unespar está absolutamente completo. “Encontramos nesse período de formatação da universidade grandes parceiros que defendem seus posicionamentos e são comprometidos. Ainda nesta semana encaminharemos a homologação do resultado para a Casa Civil para providenciar a nomeação dos eleitos. O governador tem tido uma postura muito correta quanto a esses processos”, garantiu.

Em seu pronunciamento aos professores, agentes universitários e representantes dos acadêmicos presentes, o reitor eleito, professor Antonio Carlos Aleixo, garantiu total subordinação ao Conselho Universitário. “O COU é o órgão máximo da Unespar. Assim que formos nomeados, vamos colocar toda a nossa vontade e nossa energia em prol da universidade. O conselho vai nos orientar e se errarmos, erraremos juntos. Faremos de tudo para organizar uma grande universidade. Somos complexos, multiculturais e grandes. A Unespar é importante para o povo do Paraná, não para nós”, argumentou.

No final da reunião, o secretário Alípio Leal; o vice-reitor pro tempore da Unespar, Marco Aurélio Visintin; e os diretores de todos os campi receberam o troféu e o livro que registra os 40 anos da Fecilcam, comemorados neste ano.