Em missão na Bélgica e Finlândia, diretoria da FA conhece projetos de tecnologia e inovação 14/09/2023 - 15:11
A diretoria executiva da Fundação Araucária (FA) esteve nos últimos dias visitando instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bélgica e Finlândia. Em Bruxelas, o presidente da FA Ramiro Wahrhaftig, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Luiz Márcio Spinosa e a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais Eliane Segati participaram de um encontro na empresa VITO, uma organização que atua na área de tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável, onde discutiram iniciativas na área de bioeconomia e energias renováveis e foi assinado um Memorando de Entendimento com várias ações conjuntas. Ainda na Bélgica a equipe visitou a empresa Turbulent de energia hidrelétrica ecológica.
Em Helsinque, na Finlândia, estiveram no Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas da Finlândia com a vice-presidente professora Riitta Maijala, com a gerente de Assuntos Internacionais Johanna Hakala e com a conselheira Científica Sênior, responsável pela cooperação com países latino-americanos Satu Huuha.
Também visitaram a Universidade de Oulu, referência na área educacional e participaram de uma agenda com o Cônsul Honorário Sérgio Chamone.
Na cidade de Espoo conheceram a Valmet que é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia.
“Conhecemos projetos muito interessantes na Bélgica e na Finlândia que podem resultar em importantes parcerias futuras em áreas estratégicas para o Paraná avançar em inovação e tecnologia, além da educação superior”, ressaltou a assessora Eliane Segati.
A equipe também esteve conhecendo projetos na área de inteligência artificial na Escola de Ciência na Universidade Aalto. Em outra agenda visitaram a Agência Nacional Finlandesa para a Educação e o FinCEED- Centro Finlandês de Especialização em Educação e Desenvolvimento, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. E conheceram os ecossistemas de inovação educacional da Universidade de Ciências Aplicadas Haaga-Helia na cidade de Helsinque.
Novos projetos foram discutidos em um encontro na embaixada do Brasil na Finlândia com o embaixador Luiz Antonio Balduino.