Empresas contratadas pelo Programa Sinapse passam pela fase de capacitação 17/03/2020 - 19:40

O Sinapse contratou até o final de fevereiro 94 empresas, neste momento os projetos aprovados passam por um processo de pré-incubação, no qual é disponibilizado um suporte às empresas geradas para o aperfeiçoamento do produto, capacitação do empreendedor e é realizado o contato com o primeiro cliente e investidores. Das 94 empresas, 43 estão incubadas, a maioria delas nas universidades e institutos de pesquisa. A principal área de atuação é na saúde e bem – estar, seguida da tecnologia, informação e comunicação, em terceiro lugar o agronegócio, seguida da biotecnologia, economia verde, químicos e materiais, construção civil, educação, tecnologia de alimentos, energia, turismo, economia criativa, eletroeletrônica, têxtil, mecânica e mecatrônica e modalidade e transportes.

Das 94 empresas contratadas, 77 constituíram CNPJ após a aprovação no programa. Elas foram constituídas em 19 municípios, sendo 31 distribuídas pela região norte central do Paraná, 28 na região metropolitana de Curitiba, 14 na Sudoeste, oito na Centro Ocidental, sete na Oeste, duas na Centro Oriental, duas no Norte Pioneiro e uma no Sudeste e Centro-Sul. Com relação à formação dos responsáveis pela empresa, 48 possuem pós-graduação concluída e 12 estão cursando, 21 estão cursando a graduação e 12 já concluíram e um possui o ensino médio concluído.

“O Programa Sinapse está auxiliando na volta de talentos científicos para o Paraná e para o mercado de trabalho. Já que a maioria das empresas foi constituída após a aprovação no Programa, esse fator favorece a geração de riqueza e renda dentro do Estado”, afirma o diretor científico, de tecnologia e de inovação, Luiz Márcio Spinosa.

O Sinapse está na fase de pré-incubação das empresas, neste processo é utilizada a seguinte metodologia: encontros presenciais, acompanhamento, capacitações online e avaliações. Nos encontros presenciais, os problemas e as oportunidades e a proposta de valor do produto são apresentados, além dos projetos passarem por uma validação com o cliente, suporte e redação de documentos de evolução. Esta fase tem a duração de aproximadamente seis meses e culmina com a avaliação dos seguintes elementos: tecnologia, produto, mercado, equipe, gestão e capital da startup.

“A abordagem metodológica do Sinapse permite transformar boas ideias de estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores e empreendedores em geral em negócios”, destaca o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.