Estudantes recebem Kits Delivery de Tecnologia para desenvolver projetos inovadores nas escolas 28/08/2024 - 17:03

Estudantes do ensino fundamental e médio de setenta escolas em quinze estados brasileiros estão tendo acesso ao mundo da robótica, inteligência artificial, internet dos drones e das coisas por meio de Kits Delivery de Tecnologia (KDT). Os kits são distribuídos por meio do Programa de Residência em Tecnologias Exponenciais e Educação 5.0, chamado de Manna BRAx, realizado pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Manna Academy e pela Teia Manna_Team.

O programa de residência é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fundação Araucária, que financiam as bolsas para a formação e capacitação de mentores, instrutores, tutores e gestores que serão os replicadores da metodologia Manna. Os kits são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa conta com setenta professores de escolas públicas que cursam as 10 microcredenciais do programa, sendo elas: Felicidade, Inovação, Educação 5.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Internet dos Drones, Internet das Coisas Robóticas, Jogos e Metaverso, Popularização da Ciência e Pensamento Criativo, Científico, Crítico e Computacional. 

Segundo a articuladora do NAPI Manna Academy e professora da Universidade Estadual de Maringá, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, os kits já foram entregues a escolas de 67 municípios. Cada escola recebeu dez kits de tecnologias diferentes totalizando 700 kits desenvolvidos e enviados para o Brasil. 

“Cada professor residente indicou pelo menos uma escola pública e/ou instituição de acolhimento de vulneráveis como local de desenvolvimento das atividades práticas do programa. As escolas exponenciais do Manna cadastradas receberam os Kits Delivery de Tecnologia como parte do Manna Labs, o enxoval do Manna para tecnologias exponenciais que entregamos há muitos anos e que sempre é atualizado”, explica a pesquisadora.

Os kits oferecem uma série de recursos que visam enriquecer a experiência educacional dos alunos que participam das ações do Manna. Levando as tecnologias exponenciais que são capazes de transformar a sociedade e impulsionar a inovação em diversas áreas.

A professora do Instituto de Educação Estadual de Maringá, na cidade de Maringá, Elisangela de Paula Baqueta, utiliza os kits com cerca de 90 alunos de altas habilidades do ensino médio e fundamental. Ela destaca a importância do acesso às novas tecnologias para os estudantes por meio dos kits.

“São materiais que não teríamos acesso se não fosse por meio dos kits. Isso faz com que a nossa prática em sala de aula seja muito mais enriquecedora e atrativa, mais próxima da criança o que motiva essa participação dos alunos”, ressalta.

Os Kits Delivery de Tecnologia contêm conteúdos sobre inteligência artificial, internet dos drones, internet das coisas, internet das coisas robóticas, kit de felicidade, de inovação, kit de pensamento criativo, computacional científico e crítico, kit de popularização da ciência e Educação 5.0.

“Nós temos que entender que a educação mudou. Que a sociedade está mudando, evoluiu. E nós temos que trazer isso para a sala de aula. Uma educação que seja capaz de modificar esta sociedade o que, sem esse kit, ficaríamos apenas na teoria”, afirma a professora Elisangela.

Marcelo Guilherme Kühl, professor residente do Manna no Colégio Estadual de Pato Branco, na cidade de Pato Branco, desenvolve o trabalho com os kits com estudantes do ensino fundamental e médio do regular e técnico. Sempre com o propósito de atrair, estimular e capacitar os estudantes em diferentes níveis de escolaridade para o seu desenvolvimento e fortalecimento.

“Percebemos que os estudantes que têm esta oportunidade de acesso a estas tecnologias por meio dos kits, desenvolvem um olhar reflexivo sobre a realidade a sua volta, diferente dos demais. Porque a habilidade de observação, análise e a busca por solução de problemas práticos é desenvolvida a cada aula”, conta.

“Os kits estimulam a ideia de que todos podemos inovar estudando o modo como as coisas funcionam, criando e testando possibilidades de encontrar soluções para problemas do cotidiano escolar e da comunidade. Este é o foco deste programa de residência dar respostas às necessidades e oportunidades concretas que se manifestam na formação dos estudantes ao longo da vida e isso complementa o processo de ensino e aprendizagem escolar”, conclui o professor Marcelo.

No estado do Paraná, o programa está presente em vinte municípios. Em novembro será aberto um novo edital para mais vagas de residência. A coordenadora do programa, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, destaca que a Residência Manna BRAx é uma iniciativa paranaense que incentiva uma maneira inovadora de trazer o estudante e o professor para o mundo da tecnologia, para uma nova forma de aprender e de ensinar. “Nós levamos as tecnologias exponenciais, a questão dos softskills, da internacionalização, da sustentabilidade para dentro das escolas, para dentro das disciplinas de português, história, geografia, matemática. É um jeito inovador que faz lugares exponenciais e que cria futuros exponenciais”, enfatiza a pesquisadora.

Algumas escolas onde existem professores membros do NAPI Manna Academy também receberam os Kits Delivery de Tecnologia. Mais informações sobre o trabalho realizado pelo NAPI Manna Academy e sobre o Programa de Residência Manna BRAx estão disponíveis no site manna.team .

Por Ticiane Barbosa