Evento de Cooperação entre o Paraná e a União Europeia promove debates que impulsionam as parcerias internacionais 02/11/2024 - 15:19

O segundo e último dia do evento “Cooperação Científico-Tecnológica entre o Paraná e a União Europeia” que aconteceu na última quarta-feira (30), foi marcado por apresentações de iniciativas que impulsionam e mobilizam parcerias internacionais. O evento foi realizado por dois dias e teve como principal objetivo fortalecer laços institucionais e incentivar o desenvolvimento de projetos colaborativos entre o Estado e a União Europeia.

No evento, os pesquisadores puderam conhecer um pouco mais sobre as “Estratégias da Araucária Internacional”. “O Programa de Internacionalização da Fundação Araucária visa implementar atividades de apoio ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de parceiros internacionais, focado em regiões estratégicas para o desenvolvimento da CT&I do Paraná”, destacou a assessora de Relações Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios.

“O Papel do Pesquisador Brasileiro no Exterior” foi outro assunto abordado no evento pela Top Manager da Fundação Araucária, Maria Zaira Turchi, Fundação Araucária. “Elaborar as bases conceituais e legais para implementar o programa de internacionalização da ciência, tecnologia e inovação do Paraná em colaboração com pesquisadores residentes no exterior é um dos principais objetivos do projeto que coordeno. Reuniões e eventos, com agências de fomentos e instituições de pesquisa nacionais e internacionais, para apresentação da iniciativa e aprofundamento das discussões e possibilidades de cooperação são fundamentais para estabelecer mecanismos concretos de redes e parcerias”, enfatizou Zaira.

O evento contou ainda com as seguintes apresentações e palestrantes:  Projeto Horizonte Europa pela  Dhallys Mota Nunes - oficial de Políticas da União Europeia; Oportunidades de Colaborações em Pesquisa e Inovação na chamada “Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal” pelas assessoras de Internacionalização do CONFAP - Elisa Natola e Flávia Cerqueira e o Plano de Internacionalização da Araucária, além de programas e projetos estratégicos pelo diretor de Ciência da Fundação Araucária, Tecnologia e Inovação Luiz Márcio Spinosa.

Para finalizar o evento foram realizadas duas mesas-redondas formadas por pesquisadores das universidades do Paraná e da União. O objetivo desse debate foi o de trocar informações sobre as cooperações existentes ou que possam ser formalizadas entre os dois países.

As mesas foram constituídas pelos seguintes pesquisadores paranaenses: Fabio H. R. Senefonte - coordenador de Relações Internacionais – UENP; Renato Leão Rego - coordenador do Escritório de Cooperação Internacional – UEM; Rafael Mattiello - assessor chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais – UNIOESTE; Cibele Krause Lemke - coordenadora geral de Relações Internacionais – UNICENTRO; Marcelo Távora Mira - diretor de Internacionalização – PUC; Carlos Cziulik - diretor de Relações Interinstitucionais -  UTFPR; Daniel Bussolaro - diretor de Relações Internacionais – IFPR e Anna Grabriella Tempesta - coordenadora de Cooperação Internacional da Agência UFPR Internacional – UFPR.

GALERIA DE IMAGENS