FA apresenta evolução de investimentos e previsão de disponibilidade de recursos para 2018/2019 28/03/2018 - 14:20

O Conselho Superior da Fundação Araucária, reuniu-se nesta quarta-feira (28), com o objetivo de apresentar a evolução de investimentos na pesquisa e inovação pela instituição e também a previsão de disponibilização de recursos para 2018/2019. Nos últimos sete anos foram aplicados mais de R$388 milhões de reais. Só em 2017 foram lançadas 16 chamadas públicas, com o financiamento de mais de três mil bolsas e 193 projetos, ultrapassando o investimento de R$ 48,5 mil.

Para os próximos semestres, a FA recebeu a autorização para o lançamento de 23 chamadas públicas que envolvem investimentos em projetos, eventos e até 2,9 mil bolsas de estudos. Nos programas financiados pela instituição serão investidos cerca de R$ 64,4 milhões.

“Nós continuamos priorizando o que há de mais importante na evolução da ciência, tecnologia e inovação do estado do Paraná, que é o investimento na capacitação do material humano”, destaca o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

O presidente do Conselho Superior da Fundação Araucária e secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes foi homenageado por todos os membros do Conselho, por meio de uma placa - e pelos funcionários da instituição – pela dedicação e trabalho disponibilizados à C&T do estado do Paraná.

“Fico muito orgulhoso pelo trabalho que foi executado nos últimos anos e agradeço o reconhecimento de todos, pelas ações e iniciativas voltadas ao incentivo de políticas referentes à ciência e tecnologia paranaenses que venho desenvolvendo com o auxílio dos membros do Conselho Superior”, enfatiza o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Os membros do Conselho Superior Waldemiro Gremski  e Rodrigo Martins parabenizaram os trabalho realizado pela Fundação Araucária e destacaram a importância da implantação de novos programas e projetos voltados à internacionalização das universidades e aumento da parceria do governo e meio acadêmico com o setor produtivo.