FA apresenta o Relatório Parcial de 2017 e Planejamento de atividades para 2018/2019 ao Conselho Superior
06/12/2017 - 13:40

Com os objetivos de apresentar o Relatório Parcial de Atividades e a Prestação de Contas Financeira de 2017 e o Planejamento da Fundação Araucária (FA) dos anos de 2018 e 2019, foi realizada nesta quarta-feira (06), uma reunião nas dependências da Instituição, com todos os membros do Conselho Superior da FA. Os diretores administrativo e financeiro e científico da Fundação Araucária, José Carlos Gehr e Nilceu Jacob Deitos, respectivamente, e os conselheiros fiscais da instituição também participaram da reunião.

“Procuramos desempenhar o nosso papel de gestor da melhor forma possível dentro da Fundação Araucária. Todas as oportunidades que estavam e que estão ao nosso alcance são aproveitadas e aplicadas, para que alcancemos o nosso intuito principal, o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação do Paraná”, informou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.

Só em 2017, a FA lançou 14 chamadas públicas, sendo que outras duas serão divulgadas até o final do ano e apoiou ainda seis programas vinculados ao acordo FA/ (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP). O investimento total disponibilizado foi de mais de R$54 milhões de reais, envolvendo recursos do governo estadual e parcerias de órgãos federais e do setor privado.

“Mais uma vez podemos comprovar por meio das estatísticas e dos recursos disponibilizados, que mesmo em meio à crise, o governo do estado do Paraná e consequentemente a Fundação Araucária vem cumprindo rigorosamente seus compromissos”, afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Dentre os investimentos oferecidos pela Fundação Araucária estão aproximadamente 2.900 bolsas de iniciação científica, de extensão e de inclusão social. Estes recursos beneficiam professores, técnicos, alunos da graduação e recém-formados, além de prover investimentos em custeio e capital. As bolsas foram ofertadas nas modalidades de iniciação científica, tecnológica, inclusão social, projetos de extensão, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O representante da comunidade tecnológica do Paraná- Júlio Cesar Félix- parabenizou o trabalho dos gestores da Fundação Araucária. “O Relatório comprova por meio de números que está acontecendo a gestão correta da Fundação Araucária. Parabenizo a Diretoria Executiva pelo esforço desempenhado”.