FA e Sanepar promovem primeira reunião do GAT referente ao Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental
29/05/2018 - 14:10

Com os objetivos de definir os temas principais referentes à chamada pública entre a Fundação Araucária (FA) e a Sanepar que devem estudados, e também os requisitos prioritários para desenvolvimento dos projetos foi realizada pelas duas instituições, nesta terça-feira (29), a primeira reunião do Grupo Assessor Temático (GAT) do Programa Paranaense de Pesquisa em Saneamento Ambiental (PPPSA), nas dependências da Sanepar, localizada no bairro Tarumã.

O Grupo Assessor Temático é um instrumento do Programa Novas Parcerias: Inovações para o Desenvolvimento Sustentável – executado no Brasil pela CAPES e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em nome do Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) – que define demandas concretas e critérios de seleção de projetos de pesquisa com alto potencial de aplicação.

“A parceria entre a Sanepar e a FA é uma iniciativa que vem sendo construída e consolidada ao longo do tempo. Nós possuímos o grande desafio de acompanhar os resultados das chamadas públicas, e são reuniões como estas que tornam possível a criação de mecanismos de acompanhamento”, destacou o diretor científico da FA, Nilceu Jacob Deitos.

Durante a reunião foi realizada a apresentação do PPPSA e da metodologia da GIZ, desenvolvimento e definição das propostas temáticas para as pesquisas, e a escolha de critérios de mérito e relevância.

“Destaco a importância da parceria que a Sanepar possui com a FA, pois no primeiro edital que lançamos em conjunto foi de R$300.000,00, sendo que no ano seguinte já alcançou o recurso de R$1 milhão de reais, comprovando o sucesso desta iniciativa. Temos como objetivo, para esta reunião, orientar cada vez melhor as demandas e construir um portfólio destes aspectos para o próximo edital ser construído a partir deles”, afirmou o assessor de pesquisa e desenvolvimento da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Posseti.

O encontro contou ainda com a condução do assessor técnico da GIZ – Cooperação com a Ciência e a Pesquisa – Marcus Regis, que trabalhou como moderador das atividades realizadas na reunião. Ele também apresentou o histórico, os objetivos, os desafios e os resultados alcançados pelo NoPa, metodologia de eficiência na realização de ações, iniciativas, programas e projetos.

“A integração da metodologia do NoPa ao edital lançado pela parceria entre Sanepar e Fundação Araucária é fruto de uma parceria sólida das duas instituições com a Cooperação Brasil-Alemanha”, disse Marcus.