FA participa da 5ª Mostra de Pesquisas Paranaenses em Saúde 12/07/2019 - 11:00

A Fundação Araucária (FA) participou da 5ª Mostra de Pesquisas Paranaenses em Saúde, que aconteceu entre os dias 11 e 12, em Londrina. O diretor de ciência, tecnologia e inovação da instituição – Luiz Márcio Spinosa - abordou, em um painel no dia 11, questões referentes às novas diretrizes que estão sendo adotadas pela FA.

No atual Governo, dentre outros aspectos, destaca-se a inovação, no seu amplo entendimento, como grande elemento transformador do Estado na busca de avanços sociais, econômicos e humanos. Políticas públicas, estratégias, instrumentos e ações que venham a contribuir para a inovação terão atenção especial. Neste contexto o papel da Araucária requer diretrizes claras, impondo à sua nova gestão (2019-2022) efetiva atuação. Uma proposta está sendo adotada, partindo-se de macro diretrizes do Governo Estadual, desdobrando-se em diretrizes específicas para a Araucária. O todo para obter os resultados desejados, passando pelo fortalecimento de ecossistemas regionais de inovação.

Para fazer frente às diretrizes e resultados listados, a atual gestão desenvolveu o conceito de Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI). Os NAPIs constituem uma solução sociotécnica fortemente apoiada em pressupostos da Transformação Digital e, concomitantemente, da Gestão e Engenharia do Conhecimento. Os NAPIs têm como objetivo conduzir a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses e de outras regiões, incitados por demandas prioritárias de desenvolvimento de setores estratégicos para o Estado, mediante o suporte das chamadas públicas da Araucária e tendo como base uma plataforma digital.


Fotos: Assessoria de Comunicação do Inesco.

GALERIA DE IMAGENS