FA reforça equipe para ações de internacionalização 10/05/2018 - 15:10

O processo de internacionalização da ciência e consequentemente das universidades é um desafio que vem cada vez mais ganhando espaço, pois desta forma, os produtos elaborados e a ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas são compartilhadas com o mundo inteiro, não ficando limitada a uma região ou país.

É neste intuito que a Fundação Araucária (FA) vem investindo em parcerias que envolvem o processo de internacionalização das universidades paranaenses. Já foram lançadas chamadas públicas englobando parceiros como Fundo Newton (Reino Unido); Inria/CNRS (França); Horizon2020 (Comunidade Europeia);Itália e ERC (European Research Council).

A FA firmou também termos de cooperação com a Alemanha, Austrália e Holanda. Esta é a comprovação de que o Estado entende e prioriza o investimento na pesquisa paranaense.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais as ações de internacionalização que vem sendo realizadas pela FA, a instituição passa a contar com o trabalho do Professor Doutor Edilson Silveira, profissional capacitado e experiente nesta área.

Edilson Silveira é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do Departamento de Física, onde também atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física. Na gestão de 2008 a 2012 da UFPR foi coordenador geral de Pós-Graduações e na gestão 2012 a 2016 atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Edílson fez três pós-doutorados: no Naval Research Laboratory, NRL, Estados Unidos, na Universidade de São Paulo, USP, e mais recentemente  Universidade de Columbia na cidade de Nova York – Estados Unidos.

“É com grande satisfação que recebo um profissional renomado como o professor Edilson para fazer parte da nossa equipe. A comunidade acadêmica e a sociedade como um todo só tem a ganhar com isso”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.