FAPs discutem assuntos de interesse comum e propõem ações conjuntas para o avanço da ciência nos estados 04/08/2023 - 13:56

A Fundação Araucária sediou entre os dias 27 e 28, o I Encontro das Diretorias Científicas, Técnicas e de Inovação das Fundações de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPs). As discussões resultaram em um documento que será entregue na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, programada para ocorrer em 2024. Antes disso, os diretores ainda trabalharão online para aperfeiçoar as propostas e apresentá-las na reunião do Confap.

“Além das propostas abordadas no encontro, em paralelo a isso, serão realizadas discussões temáticas sobre a Revisão do Sistema de Pós-Graduação; Biotecnologia e Saúde; Águas superficiais e subterrâneas; Agronegócio / Agricultura; Inovação e Startups e Bioeconomia & Biodiversidade. É uma forma de agregarmos conhecimento e trocarmos informações”, ressaltou o diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

O encontro foi promovido pelo Conselho Nacional das Faps (Confap) e pela Fundação Araucária. “Foram dois dias muito produtivos, pois foram discutidos temas estratégicos para a pesquisa não só do nosso Estado, mas também para o Brasil todo. Ciência Aberta, Missões para os mais variados países e levantamento de indicadores foram alguns dos assuntos abordados e que são de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho das fundações de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico de todo país”, destacou a diretora de Inovação da FAP da Bahia, Ana Paula Trovatti Uetanabaro.

O evento contou com palestras sobre Ciência Aberta; Mission-Oriented Funding; Indicadores/avaliação e sobre a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, ministradas pela Sarita Albagli - pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), pelo Caetano C. R. Penna - pesquisador Sênior na Utrecht University Centre for Global Challenges, pela Andrea Laplane - pesquisadora colaboradora no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, pelo Sérgio Luiz Monteiro Salles-Filho - professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp e pelo Carlos Américo Pacheco - diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, respectivamente.

"A troca das demandas foi excelente, com respaldo de todos os diretores. Percebemos que todos estão engajados para que os fomentos das suas Faps sejam investidos da melhor maneira possível, com a melhor transparência possível e com muita responsabilidade. Para que os investimentos cheguem aos cidadãos. Digo isso porque essa é a preocupação da gestão de Santa Catarina. E todo este enriquecimento e essa troca mútua foram de suma importância para o avanço do Estado e do Brasil”, afirmou a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Daniela Tratsk.

O encontro promoveu uma oportunidade ímpar para compartilhar experiências, discutir assuntos de interesse comum e propor ações conjuntas para o avanço da ciência nos estados.

“Foi um momento de alinhamento estratégico das ações entre as FAPs e de compartilhamento de iniciativas. Desta forma, conseguimos otimizar e maximizar direcionamentos que podem ser apresentados aos presidentes de nossas FAPS”, disse o diretor Científico da FAPESPA, Deyvison Andrey Medrado Gonçalves.

GALERIA DE IMAGENS