França oferece bolsas e parcerias em pesquisa 02/02/2011 - 13:50

Lançado pela prefeitura de Paris em 2003, o programa "Research in Paris" faz parte da política municipal em favor da mobilidade dos pesquisadores e dos intercâmbios internacionais, essenciais para o dinamismo e a atratividade internacional da pesquisa parisiense.

Já os editais "AmSud" financiam projetos de pesquisa reunindo, no mínimo, uma equipe de pesquisa francesa e duas equipes de pesquisa de dois países latinoamericanos (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai).

Research in Paris

“Research in Paris” destina-se a acolher pesquisadores estrangeiros – pós-doutorandos e pesquisadores seniores – em laboratórios públicos parisienses, por um período limitado.

O objetivo é contribuir para estabelecer novas colaborações duráveis e para fortalecer as cooperações existentes com centros de pesquisa de grandes cidades estrangeiras. Todos os laboratórios de pesquisa públicos situados em Paris podem participar. “Research in Paris” foi ampliado para receber quase 70 cientistas por ano, de todas as áreas, a fim de melhor atender às necessidades das equipes de pesquisa da capital francesa.

As candidaturas podem ser feitas online até 11 de março de 2011.

Podem se candidatar somente pesquisadores não franceses, titulares de doutorado e afiliados a uma estrutura de pesquisa em seu país, onde devem residir e trabalhar.

A excelência científica do dossiê (candidato – projeto – laboratório anfitrião) será o principal critério de seleção. São encorajadas pesquisas pluridisciplinares e em áreas emergentes. Os projetos devem também indicar claramente os objetivos e as perspectivas de cooperação entre a instituição de origem do candidato e a instituição de acolhimento.

Para pesquisadores juniores, que tenham defendido sua tese de doutorado há menos de 5 anos, as estadias podem variar de 3 a 12 meses e o valor da bolsa é de 2 500 euros mensais. Para pesquisadores seniores, o valor da bolsa é de 3 000 euros mensais para uma estadia entre 2 e 6 meses.

A chegada do pesquisador em Paris deve ocorrer entre 1 de setembro de 2011 e 28 de fevereiro de 2012. Mais informações: http://www.paris.fr

MATH-AmSud

O programa procura promover e fortalecer a colaboração, assim como a criação de redes de pesquisa-desenvolvimento no âmbito da matemática, pela realização de projetos conjuntos.

Seus objetivos específicos são:

- desenvolver a colaboração no âmbito da matemática pelo intercâmbio de pesquisadores e doutorandos e pela troca de informação entre os países participantes da América do Sul, bem como entre esses e a França;
- apoiar projetos de pesquisa básica e aplicada que contenham uma dimensão potencial de transferência e de inovação tecnológica, com componente regional, entre a França e ao menos dois países do América do Sul;
- favorecer na América do Sul as sinergias com outros programas regionais e multilaterais nessa área, em particular com a União Européia;
- favorecer a participação de jovens pesquisadores para assegurar a continuidade de redes existentes.

Mais informações: http://www.mathamsud.org

STIC-AmSud

É um programa de cooperação científico-tecnológica com o objetivo de gerar e fortalecer as capacidades regionais da América do Sul e sua cooperação com a França, no intuito de estabelecer redes de pesquisa e desenvolvimento no âmbito das ciências e tecnologias da informação e da comunicação.

Para isso, o programa seleciona, por meio de convocatórias, projetos de pesquisa e desenvolvimento, com potencial de transferência e de inovação. Estes projetos, com duração máxima de dois anos, envolvem ao menos dois países da região bem como uma ou várias equipes de cientistas franceses.

As equipes brasileiras à procura de parceiros franceses ou latinoamericanos podem contatar a Secretaria dos dois programas nos seguintes emails: mathamsud@conicyt.cl e sticamsud@conicyt.cl.

Os textos e formulários das chamadas de propostas estão disponíveis nos sites dos programas na opção Convocatorias.

As inscrições podem ser feitas até 15 de maio de 2011. Mais informações: http://www.sticamsud.org